.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A evolução da espécie humana

Twit This! |

Pelos conhecimentos disponíveis, o Homo sapiens surgiu no continente africano e depois ocupou o asiático, o europeu e, finalmente, a Oceania e o continente americano.

Foi durante o longo período da pré-história que os primeiros grupos humanos migraram e povoaram várias regiões da terra.

Quando os homens chegaram ao continente americano, já tinham atingido o estágio mais avançado de sua evolução biológica, ou seja, já eram Homo sapiens. Para a formulação dessas hipóteses, utilizaram-se, diversos métodos de investigação.

A revolução da teoria de Darwin

Em 1650, um pensador religioso inglês, baseado nas crenças judaico-cristãs, chegou à conclusão, sem nenhum critério científico, de que o homem havia sido criado no ano de 4004 a.C.

No século XIX, as descobertas arqueológicas possibilitaram explicações científicas. E foi nesse mesmo século, que Charles Darwin publicou seu livro  A origem das espécies. A partir das observações anotadas em uma viagem pelo mundo (1831-1836), Darwin formulou a teoria da evolução das espécies. Concluiu que, por meio de mutações, as espécies passam por mudanças, adaptam-se ao meio natural e dão origem a novas espécies. Algumas espécies se extinguem dando lugar a outras. Todo esse processo seria realizado por meio da seleção natural.

Mais tarde Darwin estendeu essa teoria para o surgimento do homem, classificando-o como descendente dos antropóides (macacos). A comunidade científica e outros setores da sociedade, não podiam admitir essa hipótese.

Sabe-se hoje, que o homem não é exatamente descendente dos macacos, mas é seu parente mais próximo.

Atualmente a ciência questiona a linearidade evolutiva do homem, concebendo teorias que afirmam a existência simultânea de grupos humanos diferentes, tanto do ponto de vista cultural como biológico.

Desde o momento em que o homem passou a confeccionar instrumentos e desenvolver uma linguagem articulada, ele se distinguiu dos outros animais e criou o mundo da cultura.  Transformar a natureza e a si próprio por meio do trabalho passou a ser a característica essencial da espécie humana.

A fabricação de instrumentos culminou num processo evolutivo de milhões de anos. Assim o homem é o único animal que pode influenciar na sua própria evolução.

O fato é que a nossa capacidade de produzir cultura está baseada tanto na herança propriamente cultural que recebemos do passado como nas características físicas que adquirimos com a evolução biológica.

A base física da nossa evolução cultural, que nos distingue dos demais animais, pode ser bem entendida se for comparada com a dos nossos parentes mais próximos, os macacos.

continua no próximo post...

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia também... A pré-história

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB