.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

As características socioeconômicas do feudalismo

Twit This! |

O conceito feudalismo deriva da palavra feudo, que significa “bem dado em troca”. Assim, feudalismo é o nome que damos ao sistema no qual o feudo – um bem, que poderia ser um ou mais senhorios (territorial), uma quantia  anual (bolsa), a armadura de um cavaleiro (loriga), um conjunto de direitos de cobrança e obrigações camponesas (ban) – é o fundamento das relações socioeconômicas e políticas.

O feudalismo foi um sistema tipicamente europeu. Desenvolveu-se entre os séculos X e XI, mas atingiu seu auge no século XII, quando começou a entrar em decadência. A agricultura era a  atividade econômica que preponderava durante a época feudal e envolvia toda  a população, direta ou indiretamente. O senhorio, a unidade básica de produção do sistema feudal, era praticamente auto-suficiente. Produzia tudo ou quase tudo de que tivesse necessidade: leite, madeira, ferro etc. O que não era produzido pelo senhorio, era adquirido nos pequenos mercados das aldeias.

Veja a funcionalidade de um feudo ou senhorio

histblogsu010   feudalismo

Um Senhorio 

  1.   1 – Celeiro; estábulo
  2.   2 -  Igreja
  3.   3 -  Ferraria
  4.   4 -  Campos de pastagem comuns
  5.   5 -  Campos cultivados senhoriais
  6.   6 -  Pântano
  7.   7 -  Forno
  8.   8 -  Solo improdutivo
  9.   9 -  Terra de pousio
  10. 10-  Bosque
  11. 11-  Campos cultivados pelos camponeses
  12. 12-  Pomar
  13. 13-  Prado
  14. 14-  Moinho
  15. 15- Castelo
  16. 16- Casa do pároco
  17. 17- Aldeia

Os feudos territoriais ou senhorios (“do senhor”) eram divididos em três partes: a reserva senhorial ou manso senhorial, que eram terras de uso exclusivo do camponês ou manso servil, que eram terras exploradas pelos camponeses e suas famílias; as terras comunais, constituídas por pastos, florestas e baldios que forneciam frutas, madeiras, mel, castanhas etc. A caça era direito exclusivo do senhor.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB