.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Independência do Haiti

Twit This! |

Cristóvão Colombo , chegou à ilha Hispaniola em 1492. Em poucas décadas, os índios Aruaque, nativos da ilha, foram quase todos dizimados por maus-tratos e em decorrência das doenças trazidas pelos europeus. Na segunda metade do século XVIII, os franceses ocuparam a parte oeste dessa ilha, batizaram-na de São Domingos e lá desenvolveram a produção de gêneros tropicais, como açúcar, café, fumo e algodão, além do rum, bebida alcoólica extraída da cana.

No século XVIII, a exportação dessas mercadorias produzidas por africanos escravizados em grandes fazendas (plantations), tornou São Domingos a mais rica das colônias francesas. A elite branca da ilha vivia luxuosamente, e muitos mandavam seus filhos estudar na França. Já os trabalhadores escravizados, cerca de 80% da população local, morriam aos milhares em consequência da fome e das péssimas condições de trabalho. Reagindo à violenta opressão, em 1791 os negros lideraram um dos maiores levantes escravos já ocorridos na história das Américas.

O ex-escravo Toussaint-Louverture foi um dos principais comandantes da rebelião. Os rebeldes formaram um verdadeiro exército para lutar pela libertação.

Ao tornar-se independente, a colônia francesa de São Domingos adotou seu nome indígena: Haiti, do aruaque ahiti, que significa "terra montanhosa".

As lutas dos negros nas Antilhas estimularam os revolucionários franceses liderados por Robespierre, a decretar em 1794 o fim da escravidão nas colônias francesas, incluindo a terra do atual Haiti. Anos depois, Louverture conseguiu tomar o poder e, após conquistar a parte oriental da ilha (atual República Dominicana), libertou todos os escravos da região. Em 1802, porém, tropas militares, a mando de Napoleão Bonaparte, desembarcaram na ilha e reprimiram duramente o movimento de libertação. Louverture foi preso e enviado para a França, onde acabou morrendo numa prisão.

A luta pela independência continuou, comandada agora por Jean Jacques Dessalines, outro líder popular negro. Usando como lema "Liberdade ou Morte!", o exército de Dessalines conseguiu vencer os franceses e proclamar a independência da ilha em 1 de Janeiro de 1804. Nascia, assim, a República do Haiti, o segundo país a se tornar independente. As nações europeias, no entanto só reconheceram a independência do Haiti em 1825.

BOULO JUNIOR, Alfredo. coleção História Sociedade & Cidadania. ensino fundamental.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB