.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os cercamentos

Twit This! |

Cercamentos eram terras cercadas para a criação de ovelhas, cuja lã era usada na fabricação de tecido, principal  produto inglês na época. Os cercamentos foram criados a partir do século XVI. Antes disso, muitos camponeses estavam submetidos a uma relação de servidão. Seu senhor lhes  dava proteção militar e, em troca eles eram obrigados a trabalhar em suas terras. Por mais explorados que fossem, os servos tinham onde morar, plantar e criar alguns animais.

O senhor que cercava suas terras rompia esse laço de dever e libertava os servos de qualquer obrigação. Livres, porém expulsos das terras, os servos perdiam suas condições de sobrevivência e não tinham para onde ir. Assim, os cercamentos provocaram intensa migração do campo para a cidade. Nas cidades, os trabalhadores tinham como principal opção se submeterem aos baixos salários oferecidos nas fábricas. Estava constituída, assim uma massa de trabalhadores capaz de se sujeitar aos míseros salários pagos pelos donos das indústrias que surgiam nas cidades. 

 

Minas de Carvão

A escassez de lenha e a necessidade de carvão para aquecer as casas no inverno também foram fatores que estimularam a Revolução Industrial inglesa. A exploração do carvão mineral, desencadeada por essa necessidade, era dificultada pela presença de lençóis de água no interior das minas.

Em 1708, Thomas Newcomen inventou um sistema para solucionar o problema: por meio de caldeiras colocadas no interior das minas, a água era aquecida, transformando-se em vapor, o que liberava o trabalhos dos escavadores. No entanto, eram comuns acidentes provocados pela explosão das caldeiras.

Para evitar esses acidentes, eram escavados buracos ao lado das caldeiras, onde ficavam crianças que abriam uma tampa para o vapor sair. Submetidas a uma longa jornada de trabalho, muitas crianças dormiam e não abriam a tampa para impedir o aumento da pressão no interior das caldeiras. Por volta de 1711, Newcomen inventou uma tampa automática que se abria com a própria força exercida pelo vapor. O princípio do uso da força do vapor para executar um trabalho, como impulsionar um pistão e mover uma engrenagem, foi aperfeiçoado em 1765 por James Watt. Nascia a máquina a vapor.

A exploração das minas também estimulou a invenção de meios adequados ao transporte do carvão. A melhor solução encontrada foi o uso de trilhos de metal, sobre os quais deslizavam vagões carregados. Esse princípio foi utilizado em 1825 por George Stephenson para a invenção da locomotiva, que melhorou o sistema de transporte terrestre e impulsionou o fornecimento de matérias-primas e a distribuição dos produtos industrializados.

CARDOSO, Oldimar. coleção Tudo é História. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB