.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Figura do Rei

Twit This! |

[Os monarcas] foram os inventores do marketing político e nesse sentido fizeram escola (…). A propaganda surge como meio de assegurar a submissão ou o assentimento a um poder. (…) Na verdade, esculpida de maneira cuidadosa, a figura do rei corresponde aos quesitos estéticos necessários à construção da “coisa pública”. Saltos altos para garantir um olhar acima dos demais, perucas logo ao levantar, vestes magníficas mesmo nos locais da intimidade; enfim, trata-se de projetar a imagem de um homem público (…). Tal qual um evento multimídia, o rei estará presente em todos os lugares, será cantado em verso e prosa, retratado nos afrescos e alegorias, recriado como um Deus nas estátuas e tapeçarias. (…)

A inauguração da igreja dos Inválidos por Luís XIV, de Pierre-Denis Martin  1663-1742.Pintura: A inauguração da igreja dos inválidos por Luís XIV, Pierre-Denis Martin 

Exemplo radical do exercício e da manipulação simbólica do poder, a realeza evidencia, com sua etiqueta, a importância do ritual na construção da imagem pública. A monarquia é, nesse sentido, um bom pretexto para a discussão dos vínculos entre política e manipulação do imaginário simbólico, ou mesmo para a verificação de como política se faz com a lógica da “razão prática”, mas também com a força de persuasão da “razão simbólica.”

(Lilia K. Moritz Schwarcz. A Fabricação do rei: a construção da Imagem pública de  Luís XIV. Antropologia, São Paulo: FFLCH/USP, v. 43, n.1, p. 257-61, 2000.)

Gislane e Reinaldo. História. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. É Grátis.

1 Comentário:

Ale disse...

Oi Su, td bem?

Muito bom este blog, não deveria deixar de lado assim, me ajudou muito.
Retoma o projeto é muito bom mesmo.
Obrigado pela ajuda.

Feliz Niver, eu não sabia que era hoje, foi o Gu que me contou.
Bjus no coração e muitas felicidades nessa nova fase de sua vida.
Você merece ser muito feliz, principalmente depois de ter virado uma página tão obscura de sua vida.
Parabéns querida, vc é uma pessoa maravilhosa e cheia de amor no coração.
Te adoro...

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB