.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Governo Imperial e os atritos com a Igreja e Exército

Twit This! |

A partir da década de 1870, a Igreja católica e setores do Exército tiveram sérios atritos com o governo imperial.

A crise com a Igreja católica tornou-se especialmente grave em 1874. Naquele ano, o imperador D. Pedro II autorizou a prisão dos bispos de Olinda e Belém, que foram condenados a quatro anos de trabalhos forçados por terem proibido os católicos de suas dioceses a participar de atividades da maçonaria, que eram aceitas pela monarquia.

Parte da oficialidade do Exército começou a se afastar do governo após a Guerra do Paraguai (1865-1870). Durante a guerra, muitos oficiais haviam entrado em contato com pessoas das repúblicas vizinhas e, ao retornarem, passaram a criticar a monarquia. Criticavam principalmente a corrupção que, segundo eles, era praticada pelos políticos monarquistas, “aproveitadores da miséria do país”.

Essa crise agravou-se em 1884, quando o governo proibiu os oficiais de manifestarem suas opiniões pela imprensa, sem autorização do ministro da Guerra.

Devido aos atritos com a Igreja e com o Exército, a monarquia enfraqueceu-se ainda mais.

Adoentado, o imperador dom Pedro II afastava-se cada vez mais das crises e decisões do governo.

O Ato da Abolição da escravatura, por exemplo, foi assinado por sua filha, a princesa Isabel. De acordo com o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o país estava “acéfalo”, isto é, sem governo. Alguns órgão da imprensa chegavam a ridicularizar o imperador, chamando–o, por exemplo, de “Pedro Banana” e “Pedro Caju”.

Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago Tremonte. História e vida integrada.

Assine nosso feed. É Grátis.

3 :

Francisco disse...

Oi Susi,
Estou realmente preocupado com vc, não tem respondido aos e-mails, não atualiza o blog, tenho enviado vários emails por semana e não obtenho resposta.
Sei que este não é o meio correto de me comunicar, mas já tentei todos os seus endereços de e-mail e nada acontece, meu último recurso é este.
Tens estado estranha e não responde aos amigos, vários de nossos contatos já vieram perguntar o que está a acontecer.
Por favor, dê notícias, estou preocupado.
Vou passar todos os dias pra ver se tem respostas suas.

Lívia, Rodrigo, Marcelo e eu estamos todos preocupados.

beijo querida amiga, aguardo resposta.

Francisco disse...

Oi Susi, sei q não está td bem, mas ainda assim quero lhe pedir que responda aos emails q lhe enviei, não tenho ideia do q seja amiga, mas se eu puder lhe ajudar estarei sempre à disposição.
Não consigo obter resposta suas. Por favor, faça contato, estou realmente preocupado.
Lívia, Marcelo e Rodrigo tb estão apreensivos e querem notícias, essa é mais uma tentativa de notícias.
Aguardo ansioso resposta.

Susi disse...

Oi,
Está td bem, não se preocupem.
Obrigado!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB