A base da mitologia é o esforço permanente e contínuo de entender o mundo e o próprio homem.
Não há nenhum grupo cultural ou étnico na Terra que não associe a origem do mundo, dos seres vivos, dos acidentes geográficos a uma força superior. Deuses e heróis convivem com a humanidade desde a aurora de nossa espécie.
Povos de todo o planeta forjam seus heróis e deuses de acordo com o que têm à mão. Os nórdicos do norte da Europa achavam que o mundo começara no embate, em um grande campo de gelo, do calor contra o frio. Para os gregos, os deuses viviam numa montanha, assim como para os indianos.
Os habitantes do oeste da África imaginavam que a origem do mundo era um grande ovo cósmico. O homem pré-colombiano nasceu do milho. Em outras culturas ele veio da argila, da madeira, do barro ou do sopro divino. Em muitas delas, foi difícil chegar à humanidade, e os deuses criaram e destruíram vários protótipos. Ao mesmo tempo, os personagens mitológicos lidam com sentimentos muito humanos, como a raiva, o ciúme, a vergonha, a culpa – sejam deuses, sejam heróis ou mortais.
continua no próximo post…
Este é o início de uma série de posts sobre deuses heróis e lendas que fazem parte da cultura dos povos de todo o mundo.
fonte: revista Super Interessante. ed.especial. O livros das mitologias. ed. 280-A/Julho 2010. por Wagner Gutierrez Barreira.
3 :
Oiiiii...
Passando pra ver as novidades, gostei do início da série sobre mitologia.
Bem bacana mesmo, vou passar todos os dias pra aprender um pouco mais, esse negócio de mitologia é bem manero.
Não sabe quem é?
Adivinha!
durde! kkkkk...babaquice, né?
inté muié, bjs.
Valeu Ju!
bju.
muuuito bom =D
isso que me faz acreditar que a religiao eh algo proprio do ser humano, homem e religiao jamais vao se desligar. Estou na espera da segunda parte.
Bjus
Postar um comentário