.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Histórias de todos os cantos do planeta (Parte I)

Twit This! |

A base da mitologia é o esforço permanente e contínuo de entender o mundo e o próprio homem.

Não há nenhum grupo cultural ou étnico na Terra que não associe a origem do mundo, dos seres vivos, dos acidentes geográficos a uma força superior. Deuses e heróis convivem com a humanidade desde a aurora de nossa espécie.

Povos de todo o planeta forjam seus heróis e deuses de acordo com o que têm à mão. Os nórdicos do norte da Europa achavam que o mundo começara no embate, em um grande campo de gelo, do calor contra o frio. Para os gregos, os deuses viviam numa montanha, assim como para os indianos.

Os habitantes do oeste da África imaginavam que a origem do mundo era um grande ovo cósmico. O homem pré-colombiano nasceu do milho. Em outras culturas ele veio da argila, da madeira, do barro ou do sopro divino. Em muitas delas, foi difícil chegar à humanidade, e os deuses criaram e destruíram vários protótipos. Ao mesmo tempo, os personagens mitológicos lidam com sentimentos muito humanos, como a raiva, o ciúme, a vergonha, a culpa – sejam deuses, sejam heróis ou mortais.

continua no próximo post…

Este é o início de uma série de posts sobre deuses heróis e lendas que fazem parte da cultura dos povos de todo o mundo.

fonte: revista Super Interessante. ed.especial. O livros das mitologias. ed. 280-A/Julho 2010. por Wagner Gutierrez Barreira.

Assine nosso feed. É grátis

3 :

Juliano disse...

Oiiiii...
Passando pra ver as novidades, gostei do início da série sobre mitologia.
Bem bacana mesmo, vou passar todos os dias pra aprender um pouco mais, esse negócio de mitologia é bem manero.
Não sabe quem é?
Adivinha!
durde! kkkkk...babaquice, né?
inté muié, bjs.

Susi disse...

Valeu Ju!
bju.

End Fernandes disse...

muuuito bom =D
isso que me faz acreditar que a religiao eh algo proprio do ser humano, homem e religiao jamais vao se desligar. Estou na espera da segunda parte.

Bjus

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB