.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Maçons, Revolucionários “Da Boca Pra Fora”

Twit This! |

Ao contrário do que defendiam os adeptos do complô contra a monarquia e a Igreja, depois de 1789 a franco-maçonaria chegou a ser qualificada como uma espécie de guardiã dos valores culturais do Antigo Regime. A maioria dos aristocratas maçons, mesmo esclarecidos, não deixava de se agarrar a seus privilégios.

O duque de Orléans, Philippe Egalité, ex-grão-mestre do Grande Oriente, foi guilhotinado em 6 de novembro de 1793. A partir de 1792, as lojas se recolheram, e foi preciso esperar a queda de Robespierre, em março de 1794, para que elas retomassem progressivamente as atividades. Tudo isso mostra que, ao passar pelo crivo da verificação histórica, a tese do abade Barrruel não se sustenta.

Alguns dos Maçons mais Famosos da História

Ludwig Van Beethoven (1770-1827): Compositor e pianista alemão, considerado um dos maiores gênios da música clássica de todos os tempos

 

 

Giuseppe Garibaldi (1807-1882): Um dos principais líderes do movimento pela unificação da Itália e herói da Independência do Uruguai.

Maria Antonieta (1755-1793): Arquiduquesa da Áustria e esposa de Luís XVI, foi  guilhotinada durante a Revolução Francesa

 

Dennis Diderot (1713-1784) – Filósofo francês do século XVIII, Um dos expoentes do Iluminismo, foi editor-chefe da primeira enciclopédia.

Voltaire (1694-1778) – Filósofo e escritor iluminista, ficou famoso na França do século XVIII por suas ferozes críticas à Igreja.

Luís XVI (1754-1793) – Último monarca do Antigo regime na França, foi executado na guilhotina pelos revolucionários jacobinos em 1793.

Marquês de Sade (1740-1814) – Escritor francês que revolucinou a literatura dos séculos XVIII e XIX com seus escritos eróticos e libertino.

Oscar Wilde (1854-1900) – Escritor, poeta e dramaturgo irlandês, foi um dos expoentes da literatura britânica durante o período vitoriano.

E muitos outros.

fonte: revista História Viva. ano VI, nº 71. texto.Philippe Benhamou. Dossiê Maçonaria e Poder

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

2 :

Thiago disse...

Existem muitas pessoas famosas que são ou eram maçons?
Por favor faça um artigo sobre todos os famosos maçons, estou curioso.
Aguardo o artigo. Puxa, seu blog é muito bom, vou recomendar aos meus amigos da faculdade, somos de uma turma de história, e precisamos de uma referência para nossas pesquisas.
Não esqueça do artigo que te pedi.
beijos

Susi disse...

Existem sim, são entre outros, Julio Verne, Simon Bolívar, Lenin etc.
Vou postar os nomes que tenho. Agradeço a visita e a recomendação.
Até mais.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB