.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os Franco-Maçons - Origens

Twit This! |

Uma das sociedades secretas de que mais se falou na face da Terra foi a Franco-Maçonaria.

Chamar a franco-maçonaria de sociedade secreta é provavelmente um  tanto inadequado, desde que membros da associação declararam que o grupo não é mais tanto uma sociedade secreta, mas sim uma sociedade que mantém alguns segredos. Muitos dos ex-membros maçons já publicaram artigos sobre os rituais franco-maçons, que é espantoso que qualquer de seus mistérios sejam abandonados.

As origens da franco-maçonaria são inteiramente obscuras. Existem muitas hipóteses em relação à sua formação.

Pelo menos três das explicações são as mais prováveis.

  1. Os primeiros maçons, ou pedreiros (em francês maçon, quer dizer pedreiro), foram, de modo geral homens livres. Em determinada época, as várias habilidades do ofício representavam um prêmio por causa da grande quantidade de igrejas, castelos e catedrais que estavam sendo construídos. Pedreiros e outros artesãos, ao contrário de servos e lavradores, tinham liberdade de ir e vir, porque eram competentes no negócio da construção e podiam viajar e encontrar trabalho à vontade. A partir de então se tornaram conhecidos como “pedreiros livres”, ou franco-maçons”.
  2. Eles trabalhavam em pedra de cantaria (um tipo de pedreira livre) e eram, “pedreiros de cantaria”, que evoluiu para “pedreiros livres”.
  3. A última e mais provável explicação vem do termo francês franc-macon, ou pedreiro livre, trabalhador a quem uma igreja concedeu um contrato para trabalhar na sua propriedade, sendo, portanto, “livre” de taxação ou regulação pelo rei ou pela municipalidade local.

Uma das principais tradições franco-maçônicas surgiu quando os maçons livres se reuniam para construir um edifício grande. Primeiro eles construíam um “alojamento” para abrigar-se e alimentar-se enquanto completavam a empreitada, podiam ser alojamentos temporários, para poucos meses de trabalho ou permanentes para muitos anos de trabalho. Essas estruturas evoluíram para as lojas maçônicas dos dias modernos, são os centros dirigentes dos franco-maçons.

fonte: Browne, Sylvia. Sociedades Secretas. e como elas afetam nossas vidas hoje.

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB