.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Mito da Democracia Racial

Twit This! |

A sociedade brasileira não trata de forma igual todos os seus cidadãos. Embora muitos afirmem que em nosso país vigora uma “democracia racial”, o certo é que, em média, os negros não desfrutam do mesmo status que os brancos.

Estudo realizado em 2003 pelo Instituto Ethos, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV – e a Organização Internacional do Trabalho – OIT –, constatou que apenas 1,8% dos cargos de diretoria no país é ocupado por negros. De acordo com a pesquisa, a presença dos negros só aumenta na medida em que desce o nível hierárquico.

Segundo a pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad), em 1999 as taxas de analfabetismo eram da ordem de 20% entre negros e pardos e de 8,3% entre os brancos.

Atualmente, várias Organizações Não-Governamentais – ONGs –  se empenham em garantir aos negros igualdade de direitos. É o caso, por exemplo, das que defendem os quilombolas, afro-brasileiros fixados em áreas remanescentes de quilombos. Quase 2 milhões deles vivem em 743 áreas desse tipo, segundo a Fundação Cultural Palmares. Essas pessoas lutam para que o Estado brasileiro reconheça seus direitos sobre as terras que ocupam.

(Guia dos direitos do Brasileiro Afrodescendente. www.alternex.com.br Sílvia Martins. O negro no mercado de trabalho. www.mundonegro.com.br/notícias)

(Gislane Campos Azevedo. Reinaldo Seriacopi. História. ensino médioo. volume único.)

Em 2003, para garantir o acesso dos negros ao ensino superior, algumas instituições públicas de ensino superior, passaram a adotar cotas de suas vagas a estudantes negros. A decisão causou polêmica. Alguns setores da sociedade se opuseram a ela; outros se mostram favoráveis.

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Faça um comentário!

Technorati Marcas: democracia racial,cidadãos,negros,pesquisa,cotas,vagas,Universidades

Assine nosso feed. É gràtis. Obrigado pela visita e volte sempre!

1 Comentário:

Blog da Nô disse...

Susi, minha amiga!
Não nos temos comunicado muito ultimamente, peço desculpa, mas o tempo anda curto!
Hoje venho desejar à você, a sua família muito especial, aos seus seguidores e leitores, um Feliz Natal!
Beijos e abraços, sorrisos e desejos de felicidade e paz!
:o)

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB