.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O "Corredor Polonês"

Twit This! |

A última das exigências de Hitler, que levou ao desencadeamento da Segunda Guerra Mundial, foi obter da Polônia o "corredor polonês", que se seccionava a Alemanha em duas partes. Esse "corredor" fora uma determinação do Tratado de Versalhes. Depois da violação dos acordos da Conferência de Munique por parte de Hitler, a Inglaterra, seguindo a política francesa, muda de posição afastando-se da política de apaziguamento, e decide se opor pela força às exigências das ditaduras fascista e nazista. Abandonando sua política tradicional, a Inglaterra garante publicamente a independência da Polônia em 31/03/1939.

Corredor Polonês

 

Aumenta a Tensão

Mussolini invade e anexa a Albânia (1939). Hitler e Mussolini fazem o "Pacto de Aço" em maio de 1939, uma aliança ofensiva-de-ofensiva, no caso de guerra. As pequenas nações européias, depois do exemplo de Munique, perderam a confiança nas grandes potências, e, temerosas de uma represália de Hitler, evitavam formar alianças. A posição que tomasse a União Soviética seria decisiva no confronto que se avizinhava.

Pacto Germano-Soviético (Ribbentrop-Molotov)

Do ponto de vista soviético, havia uma consciência por parte do governo de que não era aconselhável engajar o país numa guerra com a Alemanha pela falta de preparo suficiente naquele momento. Do ponto de vista alemão, a realização da planejada invasão à Polônia poderia provocar uma intervenção franco-britânica contra a Alemanha. Não era, neste sentido, interessante para Hitler abrir uma guerra em duas frentes como ocorrera à época da Primeira Guerra Mundial e provara ser desastroso para a Alemanha. Para a França e a Inglaterra era decisivo o apoio soviético para poder sustentar uma guerra contra a Alemanha. Foi firmado, então o Pacto de Não-agressão. Germano-soviético em agosto de 1939. Com este acordo. Hitler tinha as mãos livres para o ataque à Polônia, sem correr o risco de abrir uma frente de guerra no Oriente com os soviéticos. Fazia parte desse acordo uma cláusula secreta que previa a partilha da Polônia entre alemães e soviéticos.

apostilas ETAPA

Assine nosso Feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

2 :

Marcelo Souza disse...

Bom saber um pouco mais de história. Ainda mais uma história "curiosa" dessas, afinal a expressão "corredor Polonês" é bem conhecida.
Susi, infelizmente não encontrei o email cadastrado do feedburner. :(
Acho que o melhor a ser feito nesse caso é vc fazer o cancelamento do feed e depois assinar de novo.
Estou em busca de solução, mas acho que esta será a única a funcionar, uma vez que não dá pra cadastrar novamente antes de fazer o cancelamento.
O link que ensina como cancelar, caso você não saiba:
http://sosvip.blogspot.com/2009/12/como-parar-de-receber-emails-de-sites-e.html

Abração Susi.
Caso não consiga, avisa que verei o que posso fazer.

Susi disse...

Oi Marcelo, mais uma vez obrigado por seu comentário, não sei se vc sabe, mas as pessoas pouco comentam por aqui, aliás em muitos blogs.
Quanto ao email cadastrado no seu feed, eu resolvo isso. vou seguir sua sugestão.
Valeu Marcelo e sucesso no SOS VIP.
abs.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB