.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Portugueses na formação da Sociedade Brasileira

Twit This! |

Além do indígena e do negro, na formação da população brasileira está o português. O projeto colonizador envolvia as  integrações econômica, cultural e política à metrópole. Os agentes típicos desse empreendimento foram de dois tipos: os citados jesuítas e o empresário português na colônia. O estabelecimento da agroindústria do açúcar foi a primeira atividade econômica responsável pela fixação do branco nas terras brasileiras. Essa atividade exigia um alto investimento de capitais, abundância de terras e de mão-de-obra. A empresa agrícola açucareira na colônia dá origem a uma organização social típica, que tem como centro a figura do senhor de engenho. O padre João Antônio Andreoni, que usava o pseudônimo de Antonil, esteve no Brasil e nos legou um livro importante que foi publicado em 1711, chamado Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas, e e nele afirma: " O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos (...) Os escravos são as mãos e os pés do senhor do engenho".

 Colono Português: (desenho de Alberto Souza) O traje Popular em Portugal nos séculos XVI e XVII

Após a doação das primeiras capitanias começaram a chegar os povoadores, atraídos pela doação de terras e demais incentivos concedidos pelo Estado. Na maioria, provinham das áreas rurais, mas a sua experiência agrária teve de ser ajustada à atividade produtora de base escravista, em regime de grande propriedade agroexportadora.

apostilas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia também: Origem dos Escravos Africanos

1 Comentário:

SOSVIP disse...

Gostando ou não, não adianta negar a participação dos portugueses em nossa história... hehe

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB