Territórios Cedidos (após Conferência de Munique)
- Março de 1938 - Anschluss
- Setembro de 1938 - Conferência de Munique
- Março de 1939
- Março de 1939 - anexação da Conferência de Munique
Crise dos Sudetos
Ao final da Primeira Guerra Mundial, foi criada a Tchecoslováquia (1918), resultado do desmembramento do Império Austro-húngaro. Uma região da Boêmia, onde viviam alemães, os Sudetos, junto à fronteira alemã, ficara sob a soberania da Tchecoslováquia. Os alemães dos Sudetos pediam para que Hitler anexasse este território ao Reich. Hitler exige tal anexação em 15/09/1938 e a crise adquire contornos internacionais, porque tratados anteriores garantiam a independência e integridade territorial da Tchecoslováquia.
Conferência de Munique - 1938
O governo inglês procura estabelecer um acordo com Hitler. Realiza-se a Conferência de Munique, tendo como participantes Hitler, Chamberlain, Mussolini e Deladier. A Tchecoslováquia, que era a principal interessada, não foi convidada. Nessa conferência, Inglaterra e França concordam com a anexação dos Sudetos à Alemanha, com a garantia de que seria preservada a independência da Tchecoslováquia. Esta era a política de apaziguamento defendida por Chamberlain para evitar uma nova guerra na Europa.
Desmembramento da Tchecoslováquia
Com o aval das potências européias, Hitler ocupa militarmente a região dos Sudetos e em março do ano seguinte invade a Boêmia e a Morávia. A Eslováquia é transformada num país-satélite do Reich. A Hungria e a Polônia, com o aval da Alemanha, ocupam o que restou da Tchecoslováquia. O país deixava de existir.
apostilas ETAPA
Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!
Leia Também: Expansão da 2ª Guerra Mundial
1 Comentário:
Passando por aqui e deixando um abraço. Se você não postar logo sobre maçonaria eu vou acabar estudando e fazendo o artigo, risos. Abraços e continue com seu belo trabalho!
Luis Pereira
Antropomidia
Postar um comentário