Os maçons foram buscar em fontes distintas os elementos que sinalizam e sintetizam seu mundo particular.
Pesquisar o significado dos símbolos maçons é o cerne do desenvolvimento iniciático. Essa busca começa no dia da iniciação. Não existem maçons que sabem e maçons que ainda não sabem, só existem os que ainda buscam.
O que significam, afinal tantos símbolos? A resposta é: “Se você quer saber, torne-se um deles e descubra por si mesmo”.
O objetivo da fraternidade é permitir que o homem “construa” a si próprio nos planos intelectual, moral e espiritual. Por isso, as ferramentas inspiradas no mundo da construção são importantes se entendidas no nível simbólico.
Os ritos, por sua vez, não podem ser resumidos a dicionários para ser compreendidos. O que eles propõem são pistas de reflexão. Os iniciados vão explorá-las sozinhos ou em grupos.
A evolução de um maçon é orgnizada em graus. Cada grau corresponde a um conjunto de símbolos, e há mais de 90 diferentes originários dos ofícios ligados à construção civil:
Malho
O malho é uma espécie de martelo de ferro ou pau, ele é usado para se bater o ferro em brasa ba bigorna. Na maçonaria representa a ferramenta de trabalho do Aprendiz, para alegoricamente, desbastar a pedra ou educar a agreste e inculta personalidade para uma vida ou obra superior. O malho simboliza a vontade, energia, decisão, o aspecto ativo da consciência, necessário para vencer e superar os obstáculos.
Cinzel
O cinzel é um instrumento cortante em uma das extremidades e é usado especialmente por escultores e gravadores. Para os maçons representa o intelecto e sugere o trabalho inteligente. Instrumento do grau de Aprendiz. Simbolicamente, serve para desbastar a pedra bruta da personalidade.
Compasso
Instrumento com que se descrevem curvas que tem todos os pontos equidistantes de um centro. A Maçonaria adota o Compasso como um de seus grandes símbolos e o coloca sobre o Altar da Loja enlaçado com o Esquadro para simbolizar a Macrocosmo, e a Bíblia para significar a sabedoria que ilumina e dirige tanto o Macrocosmo como o Microcosmo (neste particular o maçom). Como instrumento simbólico, é emblema de medida e justiça.
Esquadro
Na contrução civil: Instrumento para medir ângulos retos e tirar linhas perpendiculares e paralelas.
Maçonaria: Um dos símbolos mais usados, que, junto ao compasso, representa o emblema mais conhecido dos maçons. Simboliza a Equidade, Justiça e Retidão, e constitui a jóia do cargo de venerável Mestre, porque este deve ser o maçom mais reto e justo da Loja.
Em conjugação com o compasso, que representa Deus, ou o Eu Superior, para o qual deve o iniciado dirigir constantemente suas aspirações, o esquadro substitui o quadrado para representar o mundo, ou o eu inferior com seus desejos e paixões subjugadas e dominadas, e recorda ao maçom que deve buscar unir-se à sua fonte de origem e desprender-se das ilusões terrenas.
Avental
É a peça mais importante na Maçonaria. Distintivo indispensável do trabalho. É o único que dá ao maçom o direito de entrar nos Templos e participar das reuniões. Sua forma e cores variam de acordo com os graus e Ritos, mas seu significado místico é o mesmo. O Avental Branco, sem adornos, do 1º grau, indica a pureza da alma, que se supõe tê-la alcançado neste grau.
O azul celeste está associado com a dedicação espiritual. Nos graus 1 e 2 não aparecem nenhum metal, pois o maçom esteve, teoricamente, se despindo de todos os metais e transmutando-os em riquezas espirituais
Azul: Cor da Safira que simboliza a piedade, o equilibrio, a lealdade e a sabedoria. Cor que figura nos graus 3, 4 e 14 do Rito Escocês Antigo e Aceito. É a cor celeste que caracteriza as Lojas Simbólicas e os maçons dos três primeiros graus.
Luvas
Tem sido usado pelos maçons como marca de distinção e pureza. Depois de sua recepção, o Aprendiz recebe dois pares de luvas brancas, dos quais um se destina a ele e o outro “à dama que mais ele amasse”. A Luva branca recebida no dia de sua iniciação, tem como objetivo lembrar os compromissos assumidos pelo maçom.
Nível
É a jóia móvel usada pelo Primeiro Vigilante das Lojas Maçônicas simbólicas ou azuis. Representa a igualdade e está em relação com o enxôfre e a coluna Jachim.
Prumo
indica que o maçom deve ser reto no julgamento, sem se deixar dominar pelo interesse, nem pela afeição.
Trolha ou Colher de Pedreiro
A trolha ou colher de pedreiro é adotada pela Maçonaria como instrumento simbólico com a qual se aplica a argamassa humana destinada a realizar a unidade. Tal qual o pedreiro cimenta as várias pedras para formar um todo que é o edifício.
Régua
A régua é o símbolo da Retidão. Representa a boa administração do tempo que deve ser divido no auto conhecimento, meditação, estudo e repouso.
Esses são os símbolos ligados à construção civil, existem outros, veremos num próximo post.
fonte: revista História Viva. ano VI. nº 71
Leia Também: Signos nas notas verdes
3 :
Susi,
Estou adorando os textos sobre maçonaria, aprendendo coisas que jamais havia acessado. Até imprimi para poder ler com cuidado pois são muitas informações.
Parabéns !
Oi Luís, sempre nos visitando, isso é muito bom.
Hoje ainda vou postar mais alguns símbolos maçônicos, entre mais tarde no blog pra ver o post.
Estava começando, quando vi que havia postado um comentário.
Obrigado mais uma vez pelo comentário e pela visita. Fico feliz que tenha gostado e que está imprimindo.
Bom fim de semana
Oi Su, como disse no outro artigo sobre maçonaria, os textos e as ilustrações são fantásticas, parabéns lindinha
beijos e ótimo domingo.
Postar um comentário