.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Euclides da Cunha

Twit This! |

A Guerra de Canudos tornou famoso um até então desconhecido engenheiro e jornalista: Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, ou simplesmente Euclides da Cunha. Nascido em Cantagalo, Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1866, foi um dos principais repórteres a acompanhar a última expedição contra Canudos.

Tendo abandonado a carreira militar pela engenharia, foi na literatura que mais se destacou. Em 1897, Euclides da Cunha foi enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo para acompanhar a guerra  contra Canudos, onde recolheu o material que lhe possibilitou escrever Os sertões, obra publicada em 1902 e considerada um clássico da literatura latino-americana. Graças a essa obra, tornou-se um dos mais importantes autores da literatura brasileira, sendo eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903.

Euclides da Cunha morreu assassinado no Rio de Janeiro em 1909.

Euclides da Cunha

Veja trecho extraído de Os sertões.

Fechemos este livro.

Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.

Forremo-nos à tarefa de descrever os seus últimos momentos. Nem poderíamos fazê-lo . Esta página imaginamo-la sempre profundamente emocionante e trágica; mas cerramo-la vacilante e sem brilhos.

Vimos como quem vinga uma montanha altíssima. No alto, a par de uma perspectiva maior, a vertigem…

Ademais, não desafiaria a incredulidade do futuro a narrativa de pormenores em que se amostrassem mulheres precipitando-se nas fogueiras dos próprios lares, abraçadas aos filhos pequeninos.

E de que modo comentaríamos, com a só fragilidade da palavra humana, o fato singular de não aparecerem mais, desde a manhã de 3 os prisioneiros válidos colhidos na véspera, e entre eles aquele Antônio Beatinho, que se nos entregara, confiante – e a quem devemos preciosos esclarecimentos sobre esta fase obscura  da nossa História? Caiu o arraial a 5.

No dia 6 acabaram de o destruir desmanchando-lhes as casas, 5 200, cuidadosamente contadas.

(CUNHA, Euclides da, Os sertões. São Paulo: Três, 1984 (Biblioteca do Estudante). Disponível  em: www.dominiopublico.gov.br. acesso em  julho,2008.)

Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago Tremonte. História e vida integrada.

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB