.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os Cangaceiros (Parte I)

Twit This! |

Nas últimas décadas do século XIX a situação do Nordeste tornou-se mais fácil para a população do sertão. Foi a época em que surgiram Antônio Conselheiro e seus seguidores. Surgiram também bandos de cangaceiros independentes, livres do controle dos coronéis e que passaram a agir em vários estados nordestinos. Era o fenômeno do cangaço independente (cangaceiros subordinados aos fazendeiros já existiam desde o século XVIII).

Cangaceiros Cangaceiros

O cangaço consistiu na atuação de bandos de homens armados que saqueavam fazendas, vilas e cidades ou atacavam determinadas personalidades – fazendeiros ou políticos –, geralmente com o propósito de vingança. Bandos importantes surgiram durante a grande seca de 1877-1879, quando morreram de fome mais de 300 mil nordestinos – 60 mil deles no Ceará, que tinha na época 800 mil habitantes. Morreram também mais de 600 mil cabeças de gado.

Os bandos de cangaceiros eram conhecidos pelos nomes dos seus chefes. O primeiro foi  o de João Calangro, depois veio o de Jesuíno Brilhante, em seguida, na passagem do século o de Antônio Silvino, o governador do sertão.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada.

Assine nosso feed. É Grátis.

3 :

Juliano - TW disse...

Caraca mano, que coisa feia esses dois ae.
E ae mulher, como vc tá? Saí do TW, mas volto loguinho lá no 31, vc já tá lá?
Passei pra matar a saudade, semana q vem to lá no 31, fiquei sabendo que é muito legal, mas é dureza evoluir.
Te vejo lá. hehe, vejo é bom!
Falo com vc no msn. bjo.

Susi disse...

Oi Juliano,
To lá sim, com alguns do 27, vou avisar o povo lá e guardar seu lugar.
É dureza mesmo evoluir lá.
Vc sumiu, aí q me falaram q tinha saído e deixado suas terras abandonadas. Pegaram todas... Vc sabe quem fez a limpa, né?
Os caras da foto são cangaceiros, Lampião e Maria Bonita meu, isto é um blog de história, se liga...
Te vejo, é bom mesmo!
bjo.

SOSVIP disse...

Não há como não lembrar de "O alto da Compadecida".
Abração Susi!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB