.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

África: O papel da mulher

Twit This! |

Se as tradições religiosas e culturais vêm possibilitando aos povos africanos resistir aos inúmeros problemas que os afetam, as mulheres são, sem dúvida, os principais agentes dessa resistência.

Apesar de serem vítimas de ações resultantes de uma sociedade que as considerava inferiores  - violência sexual, falta de acesso à educação e aos postos formais de trabalho – as mulheres da África são hoje responsáveis pela manutenção da maioria das famílias pobres. É com seu trabalho que se desenvolve a agricultura de subsistência , e são elas que permanecem criando os filhos quando os homens partem em busca de trabalho ou são requisitados pelas guerras.

Programas como o Cinturão Verde, por exemplo – criado pela queniana Wangari Maathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2004, que paga por muda de árvore plantada por mulheres –, baseiam-se na atuação e na solidariedade das mulheres para gerar renda e reflorestar parte da África.

É sobre elas também que se apoia a tarefa de  conter a epidemia de Aids na maior parte dos programas de prevenção que estão sendo desenvolvidos.

Rompendo séculos de opressão e domínio dos homens, as mulheres também começam a se tornar líderes políticas em seus países, como Ellen Jonhson-Sirleaf, atual presidente da Libéria que na campanha eleitoral afirmava: “Todos os homens falharam na Libéria, deixemos que seja uma mulher a tentar”.

Ou ainda a combativa Wangari Maathai, vice-ministra do Meio Ambiente do Quênia, que hoje comanda a luta continental pelo crescimento econômico sustentável e pelo fim da opressão feminina.

Se não são poucos os problemas que atingem o continente, também são poucos os sinais de que é possível pensar-se em construir uma nova África. Pois, como disse Wangari Maathai, “a África não é um continente pobre; é, sim, um continente empobrecido”.

Nelson Piletti, Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida Integrada.

Assine nosso feed. É Grátis.

2 :

Roberto TW disse...

Oi Su,
Só passei pra agradecer, foi muito útil os artigos me me enviou, to conseguindo escrever o TCC graças à sua ajuda.
Amanhã vou jogar com vcs. Vou tirar 2 dias de folga e me divertir um pouco
beijos e obrigado mesmo.
Como diz nosso amigo.
Inté muié....rsrs

Susi disse...

Oi Beto, fico contente em ter ajudado, se precisar de mais alguma coisa pode contar comigo.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB