.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O final do governo Brejnev (Parte I)

Twit This! |

As medidas de força, como a repressão à Primavera de Praga, não eliminaram as crescentes críticas ao centralismo soviético. Pelo contrário, em 1976, os partidos comunistas da Europa Ocidental manifestaram sua oposição ao dirigismo e à tutela ideológica soviéticos. Divulgaram um documento por meio do qual defendiam a passagem do capitalismo para o socialismo de maneira autônoma, independente do Partido Comunista da União Soviética. Era a oficialização do eurocomunismo.

Na Polônia, já nos anos 1980, a pressão pela participação do operariado no governo liderada  pelo Sindicato Solidariedade, dirigido, por Lech Walesa, reativou a questão do socialismo democrático. Ganhando crescente  prestígio nacional e internacional, a atividade de Walesa e do Solidariedade acirrou as dificuldades nas relações Leste-oeste.

Comparativamente aos anos 1950 e 1960, a  perda do ritmo produtivo soviético – com diminuição das taxas de crescimento  industrial  e agrícola e de produtividade do trabalho, na renda per capita e no PNB – foi agravada pela não-participação da União Soviética no comércio mundial. O país deixou de exportar principalmente maquinaria, meios de transporte e equipamentos, como fazia nos anos 1960, para se concentrar cada vez mais na exportação de petróleo e gás, os quais representavam, em 1985, perto de 53% das exportações soviéticas.

Na mesma época, 60% de suas importações eram basicamente de máquinas e produtos industrializados. Tratava-se de um quadro que buscava satisfazer as necessidades mais prementes do país, segundo as determinações da nomenklatura (a alta burocracia soviética), suprindo necessidades localizadas, obtendo produtos importados e receitas imediatas, sem atacar com profundidade os impasses produtivos, ampliando a urgência de alteração de rumos.

Cláudio Vicentino. Gianpaolo Dorigo. História Geral e do Brasil

Assine nosso feed. É Grátis.

4 :

Bruna, Leandro, Juliano, Daniel, Lúcia, Paty, Luís, Beto, Pedro Henrique, Rafael, Karina, Herbert, Danilo disse...

Oi Su, viemos ver o selo que ganhou, toda galera achou o máximo vc ganhar esse prêmio, vc merece, é uma pessoa muito legal e seu blog é muito, muito bom, sabemos que esse blog dá muito trabalho e que vc faz com carinho.
Gostamos muito de vc e queremos q tenha sempre muito sucesso e seja muito feliz. Parabéns!
Galera do TW.
inté muié...Ju

Susi disse...

Obrigado pelo comentário carinhoso.
Tb gosto muito de todos vocês.
Valeu amigos!

Alex disse...

E ae Susi, o Danilo falou do seu prêmio e vim ver, a galera naum colocou meu nome lá, entaum to aki pra te dizer parabéns.
É isso ae.
bjo e sucesso sempre.

Susi disse...

Valeu Alex...

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB