.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O governo comunista na China

Twit This! |

Estabelecidos no poder, os comunistas começaram a promover transformações na sociedade chinesa. As terras passaram a pertencer ao Estado ou foram redistribuídas entre os camponeses. Um modelo de industrialização planejada foi posto em prática com o apoio da União Soviética (URSS). Essa aliança com a URSS durou até 1960, quando os chineses, de posse de suas próprias armas nucleares, abriram mão da proteção soviética.

Nos anos 1960, Mao Tse-tung viu seu poder ameaçado por outros membros do Partido Comunista Chinês, que para ele eram capitalistas infiltrados nos altos cargos do partido. Para derrotá-los, Mao pediu o apoio da juventude chinesa, chamada a questionar as características burguesas e tradicionalistas da sociedade.

A partir de 1966, atendendo ao apelo de Mao, milhões de jovens compareceram aos "comícios de luta", nos quais professores, funcionários públicos, burocratas do Partido Comunista e antigos proprietários foram denunciados como burgueses; muitos foram mortos. Centenas de obras de arte consideradas burguesas foram destruídas pelos manifestantes. O Livro Vermelho, uma coletânea de citações de MaoTse-tung, transformou-se num dos livros mais vendidos do mundo. Em nome do combate às "ciências estrangeiras", várias escolas e universidades ficaram fechadas por anos e todo o ensino técnico foi suspenso. Intelectuais foram obrigados a trabalhar no campo para "reeducar-se".

Esses acontecimentos, conhecidos como Revolução Cultural, ocorreram até a morte de Mao Tse-tung, em 1976. Depois disso, Deng Xiaoping, seu rival dentro do partido, assumiu o controle do governo e afastou os aliados de Mao. Com Xiaoping no poder, a Revolução Cultural foi dissolvida e a economia chinesa passou a adquirir características capitalistas.

Livro Vermelho

Texto de: O Livro Vermelho, de Mao Tse-tung, 1957
O nosso Estado é uma ditadura democrática popular  dirigida pela classe operária e baseada na aliança operário-camponesa. Para que essa ditadura?

A sua primeira função é reprimir as classes e os elementos reacionários bem como os exploradores que no nosso país resistem à revolução socialista; reprimir aqueles que tentam sabotar a nossa construção socialista quer dizer, resolver as contradições internas, entre nós e os nossos inimigos. Por exemplo, prender, julgar e condenar certos contra-revolucionários, bem como privar por certo tempo os senhores de terras e os capitalistas burocráticos do direito ao voto e à liberdade de palavra - tudo isso entra na esfera da nossa ditadura.

Para manter a ordem pública e salvaguardar os interesses do povo, é igualmente necessário exercer a ditadura sobre os ladrões, [...] assassinos, incendiários, bandos de malfeitores e outros elementos [...] que alteram seriamente a ordem pública.

A segunda função dessa ditadura é proteger o nosso país [...] da possível agressão de inimigos exteriores. Nesse caso a tarefa da ditadura é resolver a contradição externa entre nós e o inimigo. O objetivo de tal ditadura é proteger todo o nosso povo de maneira que este possa devotar-se ao trabalho pacífico e à transformação da China num país socialista dotado de uma indústria, uma agricultura, uma ciência e uma cultura modernas.

TSE-TUNG, Mao. O Livro Vermelho. São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 40.

A Revolução Cultural

Durante a Revolução Cultural Chinesa, Li Zhensheng era fotógrafo do jornal Diário de Heilongjiang. Em 2003, suas fotos do período 1966-1976 foram publicadas no livro Red-Color news soldier: A chinese photographer's odyssey through the cultural revolution (Soldado das notícias vermelhas: a odisséia de um fotógrafo chinês durante a Revolução Cultural).

CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB