.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Problemas políticos do governo JK

Twit This! |

Durante o governo JK, a burguesia brasileira associou-se ao capital estrangeiro e obteve grandes lucros. Banqueiros, empreiteiros, comerciantes e grandes industriais estavam plenamente satisfeitos com o governo.

No entanto, a direita mais reacionária, ligada aos militares e à UDN, sentia-se ameaçada pelos movimentos populares estimulados pelas liberdades democráticas de que o país gozava. Em fevereiro de 1956, por exemplo, um  oficial da aeronáutica, major Veloso, fez uma tentativa de rebelião armada na base de Jacareacanga, no Pará. Juscelino, com habilidade, conseguiu impedir a revolta.

A direita atuava mais na área parlamentar e tinha como líder o já famoso Carlos Lacerda, que havia organizado o chamado Clube da Lanterna. A esquerda, por sua vez, criou a Frente de Novembro, para combater o lacerdismo golpista.

O movimento operário, sob forte influência do PTB e de Jango, estava submetido ao controle do Estado por meio da estrutura sindical herdada do Estado Novo. No entanto, era capaz de organizar grandes greves, como a Greve dos 400 mil, em São Paulo, no ano de 1957.

O movimento estudantil, organizado na UNE (União Nacional dos Estudantes), ligada ao Partido Comunista, dava importante apoio à esquerda petebista. De modo geral, fazia parte de uma frente antiimperialista e estava ligado ao Iseb (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), que tinha como objetivo elaborar uma ideologia legitimadora da política desenvolvimentista. De acordo com o Iseb, o desenvolvimento econômico seria a única forma de evitar a revolução, promovendo a melhoria nas condições de vida da população mais pobre.

Juscelino, afinado com essa visão, escreveu para o presidente dos Estados Unidos, Eisenhower, propondo a Operação Pan-Americana: os países desenvolvidos deveriam ajudar a erradicar o subdesenvolvimento no continente como remédio contra a agitação social e possíveis movimentos revolucionários. O governo dos Estados Unidos na época não concordava com essa visão. No clima da Guerra Fria, o governo dos Estados Unidos considerava que a força militar era o melhor meio de evitar a revolução.

No entanto, as propostas de Juscelino inspiraram, algum tempo depois, a chamada Aliança para o Progresso, de John Kennedy

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

2 :

Alexandre disse...

Oi,

Gostaria de saber se tem no blog artigo sobre a Consolidação da Guerra Fria e sobre os presidentes americanos entre 1945 a 1969.
Estou elaborando meu TCC e gostaria de ter algumas informações sobre o assunto.
Encontrei seu blog no facebook e achei muito interessante, como faço para entrar em contato para maiores detalhes?

Susi disse...

Oi Alexandre, o artigo sobre o assunto entrará nos próximos dias, já foi postado e está programado para o dia 20 ou 21 se não me engano.
Quanto ao contato,no topo à esquerda da home do blog tem o endereço de e-mail, obrigado pelo comentário.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB