Nascido em 20 de Julho de 1873, em Minas Gerais, na fazenda Cabangu, perto da cidade de Palmira, a qual mais tarde, assou a ter seu nome.
Estudou mecânica em Paris e lá criou seu primeiro balão, em 1897. A partir daí, resolveu dedicar-se aos seus balões mandando então construir o primeiro, ao qual deu o nome de Brasil.
Em 1898, Santos Dumont resolveu utilizar motores à gasolina nos seus balões, para que pudessem subir.
Conseguiu manter a dirigibilidade em 1899, quando construiu seu terceiro balão. Em 1900, construiu o de número quatro. O quinto foi de encontro a um prédio de Paris, explodindo imediatamente. Com o de número seis, ganhou o Prêmio Deutsh, por fazer com que se elevasse do solo, contornando a Torre Eiffel e retornando ao ponto de partida, dentro de trinta minutos. Em 1902 com esse mesmo balão, caiu num rio, quase morrendo afogado.
Esteve no Brasil em 1904, mas logo voltou a Paris. Sua vida era seus balões. Não se cansava de construí-los.
A 23 de outubro de 1906, recebeu um prêmio de 3.000 mil francos, por ter conseguido elevar-se do solo a 50 metros com seu maravilhoso “14 Bis”. O povo delirava de emoção. Nesse mesmo ano, bateu todos os recordes, percorrendo 220metros a 6 metros de altura, com a velocidade de 37 km por hora, recebendo assim, um prêmio do Aeroclube da França.
Insatisfeito, queria aperfeiçoar seus conhecimentos. Em 1908, criou o “Demoiselle”, pesando 103 kg, conseguiu levanta-lo em seis segundos, elevando-se a apenas 10 metros do solo, e sua velocidade chegava a 90 km por hora. Foi baseado no “Demoiselle”, que mais tarde foram criados outros aviões.
Em 1908, começou a ficar deprimido, por considerar-se um contribuidor à I Guerra Mundial, por ver aviões bombardearem cidades inteiras. Voltou ao Brasil em 1928, tendo sido esta viagem muito infeliz, pois quando chegava ao Rio de Janeiro de navio, um avião com seu nome, que viria recebe-lo, caiu ao mar, morrendo todos os passageiros. Cada vez mais deprimido, partiu para a Europa. Mas, em 1931, retornava ao Brasil, sempre doente, piorando cada vez mais. A 23 de julho de 1932 faleceu na cidade do Guarujá, litoral paulista.
Foi reconhecido como “O Pai da Aviação” por todos os países.
Muitas foram as provas de que realmente cabe a ele o pioneirismo da aviação.
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