.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A formação da China

Twit This! |


Lá pelo ano 3000 a.C., aproximadamente , os habitantes da região descobriram a técnica de fabricar bronze e estanho. Por volta de 2200 a.C., um líder chamado Yü, o Grande, conseguiu unificar os reinos e proclamou-se rei. Começava assim a história da primeira dinastia chinesa, a dinastia Xia.
Os reis dessa dinastia governaram até 1600 a.C aproximadamente quando foram afastados do poder por outro grupo, os Shang. A partir de então, sucederam-se várias dinastias e a China novamente dividiu-se em vários reinos. Em 221 a.C., depois de um longo período de lutas, o governante de um desses reinos Ying Zheng, venceu as forças dos outros reinos em 210 a.C., porém, o império entrou em crise. Quatro anos depois, em 206 a.C., outro líder assumiu o poder e deu início a dinastia Han.

A escrita chinesa

Na escrita chinesa antiga não há palavras formadas por letras e sílabas representando sons. Os textos chineses antigos eram compostos de desenhos que representavam idéias, chamados de ideogramas. Atualmente existem mais de 50 mil ideogramas na escrita chinesa. Muitos deles foram criados há mais de 5 mil anos e sofreram alterações ao longo do tempo.
Uma característica importante do idioma chinês é a comparação e associação de idéias, originando novos ideogramas. Ex. o ideograma que significa 'hoje', junto ao ideograma que representa 'coração', dá origem a um ideograma que quer dizer 'saudade'. Para os chineses, saudade é 'o que está no coração hoje' - como todo dia é um hoje, então a saudade é a presença constante de algo no coração. O ideograma que representa 'morte', junto ao que significa 'coração', compõe um ideograma que significa 'esquecer'. Para os chineses, o esquecimento está ligado à idéia de um coração morto para uma determinada lembrança.


ideogramas antigos
  • na primeira linha do quadro  consta a palavra dance em inglês e seus ideogramas que significam dança

  • na segunda linha consta a palavra woman em inglês e seus ideogramas que significam mulher

  • na terceira linha a palavra gate que em inglês significa luta e seus ideogramas

  • na quarta linha a palavra mother em inglês significa mãe e seus ideogramas





Artes Marciais
As artes marciais, chamadas em chinês de wu shu, existem há mais de 3 mil anos. São utilizadas ainda hoje como exercícios de concentração, defesa pessoal e treinamento militar.
Algumas dessas artes marciais foram criadas e ensinadas em mosteiros por monges que dedicavam boa parte da vida a pratica-las. Com o tempo, os monges passaram a ensina-las a outras pessoas, ampliando ainda mais os estilos de wu shu. A arte marcial chinesa mais praticada hoje no mundo é conhecida como kung fu.



Wu Shu - arte marcial chinesa


A medicina tradicional chinesa

Na medicina tradicional chinesa, os médicos cuidam da saúde, e não das doenças dos pacientes. Em alguns momentos da história da China , os médicos eram punidos quando seus pacientes adoeciam.
Os médicos chineses que seguem a tradição não se especializam em partes do corpo humano, como ocorre no Brasil. Aqui existem, oftalmologistas, médicos que tratam dos problemas nos olhos, cardiologistas que tratam do coração, e assim por diante. A medicina chinesa tradicional entende o corpo como um todo que não deve ser dividido. Assim, uma dor numa parte do corpo, pode ser resultado de problemas em outra parte.
Os médicos chineses se especializam em métodos de manutenção da saúde e de controle das doenças, que atuam para equilibrar a energia mais conhecida no Brasil,é a acupuntura um tratamento que envolve a introdução de agulhas de metal m pontos específicos do corpo para realizar equilíbrio de energia.
Além da acupuntura, os médicos chineses também tratam seus pacientes com chás feitos à base de ervas e com ventosas



prática da acupuntura - medicina tradicional chinesa



paciente chines recebe ventosas de bambu para tratamento de problemas sanguíneos
medicina tradicional chinesa







 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB