.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Ramses II

Twit This! |

As  antigas contruções egípcias  ainda fascinam o mundo
ONU - salva sítios arqueológicos nos anos 60
Entre 1963 e 1968, dois templos construídos pelo faraó Ramsés II que reinou de 1279 a.C e 1213 a.C -foram desmontados e erguidos de novo num platô 60 metros acima da localização original.
A operação foi feita principalmente com fundos recolhidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) - para evitar que os tesouros arqueólógicos fossem cobertos pelas águas do rio Nilo, represadas pelo governo egípcio no sul , fronteira com o Sudão.
Quatro estátuas sentadas de Ramsés, com 20 metro de altura, na entrada dos templos exigiram um complexo trabalho de engenharia para o transporte. Era necessário salvar até as "pichações": nos pés das estátuas existem inscrições feitas por mercenários que serviam no Egito no século VI a.C.
A represa de Assuã foi um projeto considerado prioritário pelo governo de Gamal Abdel Nasser (1956 - 1970) para programas de irrigação. Nasser usava o argumento de que o bem da população e o progresso deveriam prevalecer.
Realmente, pela primeira vez na história da humanidade, as cheias do Nilo puderam ser controladas, e uma enorme quantidade de energia elétrica é produzida anualmente na hidrelétrica de Assuã.
estátua de Ramsés - Vale dos Reis
Ramsés, ao completar 10 anos de idade, foi nomeado como comandante-chefe dos exércitos do seu pai, Set I, e aos 14 anos o jovem príncipe recebeu permissão para participar ao lado do faraó Set,de combates na Líbia. Os dois conseguiram tomar a cidade hitita de Kadesh por um breve período, mas os inimigos a recuperaram logo que retornaram ao Egito. Antes da morte do seu pai, Ramsés, o novo faraó, jurou retomar Kadesh.
No quinto ano de seu reinado, Ramsés decidiu reconquistar a estratégica cidade hitita à frente de um exército de 20 mil homens, dividido em quatro partes, cada um com um nome de um deus, Amon, Rá, Ptah e Seth. Durante a batalha, o soberano se adiantou na frente de seu exército e levou a divisão de Amon. Ramsés II e seus homens foram surpreendidos pelo exército Hitita comandado pelo rei Mouwattali com 40 mil guerreiros . Graças à pronta chegada dos reforços que acompanhavam as forças principais por outra rota, o faraó conseguiu salvar-se, reorganizando as divisões e fazendo os hititas recuarem.
A batalha de Kadesh não teve vencido ou vencedor, e o norte da Síria continuou sob domínio hitita, com os quais o faraó envolveu-se em novo choques posteriormente.
O tratado definitivo entre egípcios e hititas só foi concluído no 34° ano do reinado de Ramsés, já no reinado do rei hitita Hattusil III, irmão de Mouwattali que se apoderou do trono expulsando o filho do antigo soberano. Pelo tratado, Ramsés teve que desposar a filha mais velha do astuto usurpador para selar a nova amizade.


Nessa época, o faraó já tinha como esposas a bela Nefertari e sua segunda esposa Istnofret, sem falar nas mulheres do harém.
Durante a construção dos dois templos em Abu Simbel o Grande Templo, em homenagem a Ramsés, e o Pequeno Templo para a esposa Nefertari, centenas de operários tiveram que esculpir todo o templo na rocha de uma colina de arenito, um detalhe admirável, porque qualquer erro grave causaria o afundamento de toda a obra.
Desenhistas ficaram pendurados por andaimes para desenharem na rocha. Depois vieram os escavadores e esculpiram quatro estátuas colossais de Ramsés II. O santuário interno, escavado em uma sólida rocha, prolongando-se por 55 metros de profundidade, era o lugar mais sagrado do Grande Templo.
 Nele, quatro estátuas, a do faraó e as de três deuses, estão sentadas. Duas vezes por ano, graças aos cálculos dos arquitetos, nos solstícios de verão, época da colheita, à medida que o Sol se levanta, seus raios brilham pelas paredes decoradas com as façanhas sangrentas da batalha de Kadesh e iluminam as estátuas divinas. A construção levou 20 ano.
Ramsés morreu com aproximadamente 90 anos e gerou pelo menos 90 filhos. Quando estudaram a múmia de Ramsés, viram grandes problemas com seus dentes. Pode ser que tenha morrido por infecção. Sabe-se que nos seus últimos dias sofreu bastante.
 Estátua de Ramsés  porta do templo (vista de outro ângulo)


 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB