.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Glossário

Twit This! |

Antiguidade: Período da história da Europa, também chamado de Idade Antiga, iniciado em data indefinida e encerrado com a queda do Império romano do Ocidente no século V. A palavra "Antiguidade" também é usada para descrever a história da Ásia, sobretudo do Oriente Médio. Muitos livros ainda definem o início da Antiguidade a partir da invenção da escrita, chamando de Pré-História o período anterior a ela. Essa definição surgiu num momento em que os textos eram considerados as únicas fontes confiáveis para a pesquisa da histórica. Porém com a utilização cada vez maior de outras fontes pelos historiadores, como objetos e imagens, essa diferenciação entre Antiguidade e Pré-História deixou de ser utilizada por muitos autores.
budismo: Religião de origem indiana criada por Sidarta Gautama (563-483a.C), o Buda. Os budistas consifderam que o sofrimento é a condição fundamental de toda existência e afirmam a possibilidade de supera-lo por um estado de felicidade integral, chamado nirvana. O budismo é uma religião que não declara a existência de qualquer deus,atualmente existem 300 milhões de budistas em todo mundo.

cidade estado: cidade que possui suas próprias instituições administrativas, divindades e leis, sendo independente das outras cidades de sua região.

Constituição: Também chamada de Carta Magna, é o conjunto de leis de um Estado, que são mais difíceis de serem mudadas. No Brasil atual, as leis presentes na Constituição só podem ser alteradas com o voto da maioria simples dos parlamentares (metade dos votos mais um). As constituições são mormalmente elaboradas por uma assembléia eleita especialmente para isso. No Brasil as Constituições de 1824, 1937, 1967 e 1969 foram outorgadas (impostas pelo governo) e as de 1891, 1934, 1946 e 1988, (que é a atual) foram promulgadas (publicadas) depois de sua aprovação por uma assembléia.

Cristianismo: Religião ou conjunto de religiões monoteítas baseadas na fé em Jesus Cristo, em seus valores e em sua promessa de vida eterna e que tem como livro sagrado a Bíblia. As principais Igrejas cristãs são a católica, as ortodoxas e as protestantes, que juntaas reúnem atualmente mais de 2 bilhões de fiéis.

Estado: Conjunto de instituições formado pelo governo, pelas assmbléias legislativas, pelo tribunaius, pelas organizações militares e por outras instituições que administram uma cidade-Estado, império, reino ou país.

hinduísmo: Religião originária da Índia, careacterizada pelo henoteísmo, ou seja, a crença na existência de várias divindades criadas por uma divindade suprema, chamada de Brahma. É provavelmente a mais antiga das grandes religiões do mundo ainda em prática, proveniente da antiga cultura védica, por volta de 3000 a.C. O hinduísmo não possui uma organização institucional e incorpora um gende número de variações em suas crenças. Os Hindus acreditam que as pessoas se dividem em castas, de acordo com sua atuação em vidas passadas (karma), o que determina o status de cada pessoa. Nos dias atuais, existe aproximadamente 1 bilhão de hinduístas, reunidos sobretudo na India, Bangladesh, Nepal, Indonésia, Sri Lanka e Paquistão.

Islamismo: Religião Monoteísta também chamada de Islã, surgiu na península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiososo do profeta Maomé e numa escritura sagrada, o Alcorão. Seus fiéis, chamados de mulçumanos acreditam que o conteúdo do Alcorão foi revelado pelo anjo Gabriel a Maomé e escrito por seus seguidores ao longo de duas décadas. Além do Alcorão, os mulçumanos seguem a Suna, livro criado no século VIII com base nas palavras e feitos de Maomé e de seus quatro primeiros sucessores. De acordo com esses textos sagrados, os mulçumanos devem declarar publicamente que Alá é o único deus e Maomé seu profeta, dar uma esmola para a purificação de suaas riquezas (zakat), jejuar do nascer ao pôr do Sol durante nono mês do calendário mulçumano. (Ramadã) e ir a Meca ao menos uma vez na vida. Os mulçumanos devem ainda fazer uma oração conhecida como salat cinco vezes ao dia, (ao nascer do Sol, ao meio-dia, no meio da tarde, ao pôr do Sol e à noite), com o corpo inclinado para o chão. Atualmente, existem mais de 1 bilhão e 300 milhões de mulçumanos em todo mundo.

Judaísmo: Religião monoteísta(crença num deus só) criada na Antiguidade pelos judeus, fundamentada na crença em Javé, (Jeová) como único deus e na Torá como escritura sagrada. Para os judeus, a Torá foi transmitida por Javé para ser ensinada aos fiéis. Os princípios e a história do judaísmo serviram de base a outras religiões, como o cristianismo e o islamismo.

servidão: Condição dos camponeses chamados de servos nas sociedades feudais. Os servos eram trabalhadores rurais presos à terra, cujo trabalho era explorado pelos proprietários dessa terra, os senhor3s feudais. Diferentemente dos escravos, os servos não podiam ser vendidos. A servidão consistia no trabalho forçado dos servos nos campos de proteção militar e do direito de cultivar as piores terras para produzir seus próprios alimentos. Além do trabalho na terra , os servos executavam diversos trabalhos relacionados à agricultura, pecuária, transporte e artesanato. A servidão surgiu no Império romano do século III, à partir de uma instituição chamada colonato, e tornou-se a forma predominantemente de organização do trabalho rural europeu a partir do século XVII, na França até a Revolução Francesa (1789) e em boa parte dos países europeus até o início do séculoXIX.

Vassalagem: Sistema de relações militares que existiu durante a Idade Média, no qual um indivíduo chamado vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, serviços militares em troca de terras e proteção militar. Um senhor feudal podia ser, ao mesmo tempo, suserano em relação a uma pessoa e vassalo em relação a outra. Caso um vassalo se rebelasse, os outros eram convocados para combatê-lo. Os vassalos também podiam ser chamados para combater a rebelião dos servos ou uma disputa entre suseranos, ou ainda lutar contra outros povos em caso de guerra.












 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB