.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Afonso Augusto Moreira Pena

Twit This! |

  Afonso Pena

Eleito deputado provincial em Minas Gerais (1874), desempenhando sua função, durante três anos seguidos, passando então a deputado geral. Em 1882, foi ministro da Guerra,  em 1883 ocupou a pasta da Agricultura: em 1885 a da Justiça.

Fez parte da Comissão que organizava o Código Civil Brasileiro, sendo logo nomeado deputado à Assembléia  Constituinte do Estado.

Foi eleito senador por Minas Gerais, mas pouco tempo depois abandonou o cargo por discordar dos atos de Deodoro da Fonseca.

Teve uma vida política agitadíssima tendo sido presidente do Estado de Minas, presidente do Banco do Estado de Minas, presidente  do Banco do Brasil e Diretor da Faculdade de Direito de Belo Horizonte.

Proporcionou grandes progressos ao seu estado, mudando a capital da Minas Gerais, de Ouro Preto para Belo Horizonte, criando a Faculdade de Direito, melhorando os transportes, divulgando o alfabetismo, etc.

Em 1906, foi eleito Presidente da República, continuando assim seu empreendimento pró desenvolvimento do país.

Foi durante seu governo que se instituiu o serviço militar obrigatório e que se resolveram as questões de limites com a Colômbia, Venezuela e Guiana Inglesa.

Afonso Pena não conseguiu concluir seu mandato, vindo a falecer no Rio de Janeiro, a 14 de junho de 1900, durante o seu terceiro ano de governo.

Foi um dos homens que mais lutou pelo desenvolvimento do Brasil. Suas últimas palavras foram “Deus…Pátria…Liberdade…e Família…”

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB