.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Sociedades da Mesoamérica

Twit This! |

Surgimento da sociedade olmeca na região do golfo do México 1400a.C.
Durante milhares de anos, os primeiros povoadores da América viveram em grupos dispersos. Com o passar do tempo e o aumento da população, alguns desses grupos começaram a se fixar principalmente no vale dos rios ou nas proximidades do mar. Surgiam, assim, as primeiras comunidades de agricultores ou de pescadores. Aos poucos, essas comunidades foram se tornando cada vez mais complexas.
Uma das mais antigas sociedades do continente americano foi organizada por volta de 1400a.C pelos olmecas no atual golfo do México, situado entre a América do Norte e a América Central. Os olmecas se tornaram conhecidos principalmente pelas enormes cabeças que esculpiam em pedra, mas foram também construtores de pirâmides e desenvolveram um sistema próprio de escrita.
cabeça olmeca esculpida há mais de 3 mil anos
Sua sociedade declinou a partir de 400 a.C, quando seu território sofreu invasões de outros povos.
Por volta de 800 a.C., alguns séculos antes dos declínio dos olmecas, um povo se estabeleceu na região do atual estado de Oaxaca, no México. Eram os zapotecas, que se tornariam conhecidos por suas obras de irrigação na agricultura e por seus trabalhos de cerâmica. Também tinham um calendário e um sistema numérico, com o qual faziam cálculos matemáticos complexos.
Os zapotecas ainda estavam estabelecidos na região quando os espanhóis chegaram à América, em 1492. Atualmente centenas de milhares de descendentes desse povo falam seu idioma no México
Sociedades da América do Sul
Cerca de vinte grandes sítios arqueológicos no território hoje conhecido como Peru, na América do Sul, revelam a existência nessa região de uma sociedade bem anterior à dos olmecas. Conhecida como Norte Chico, essa sociedade se desenvolveu entre 3000 a.C e 1800 a.C e foi responsável pela construção da cidade mais antiga da américa, Caral, erguida provavelmente em 2627 a.C.
A sociedade de Norte Chico desenvolveu técnicas de irrigação do solo de modo a aproveitar para o cultivo  terras secas antes improdutivas. Também construiu pirâmides. Seus agricultores cultivavam algodão, frutas e vegetais no interior, que eram trocados por peixes e outros produtos marinhos trazidos do litoral. A cidade de Caral contava com praças circulares  cercadas de residências, pirâmides e outras construções destinadas à realização de cerimônias religiosas. 
A sociedade do Norte Chico declinou por volta de 1800 a.C., quando outras sociedades começaram a florescer na região. Mais tarde, por volta de 1000 a.C., afirmou-se a sociedade Chavín, cuja cidade principal era Chavín de Huantar, próxima ao atual litoral peruano. Essa sociedade fabricava tecidos, peças de cerâmica e objetos de ouro, além de dominar avançadas técnicas agrícolas.

Ruínas de Chavín de Huantar situada a 250 km de Lima  capital do Peru.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB