.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A origem do ser humano

Twit This! |

  • Quem somos?
  • De onde viemos?
  • Para onde vamos?

As respostas são as mais variadas, somos o produto de um lento processo de evolução que durou milhões de anos, ou ainda, somos todos descendentes de Adão e Eva, criado  à imagem e semelhança de Deus. Ou ainda podemos ser as duas coisas.

Qual seria a verdade?

A teoria mais aceita é o evolucionismo, representado por Charles Darwin que afirmou, no século XIX, que o homem e todos os seres humanos são o resultado de um longo processo de evolução. Para ele os homens e os animais estão em permanente transformação.

As mudanças foram acontecendo ao longo de milhões de anos. Os seres vivos que conseguiram se adaptar foram evoluindo, enquanto que os que não conseguiram essa adaptação desapareceram.

Esse processo de evolução recebeu o nome de seleção natural.

Veja o caso do urso polar, a pele espessa ajudou-o a suportar as  baixas temperaturas do Ártico, a cor de sua pelagem permitiu que não fosse notado, podendo assim atacar de surpresa animais que garantem sua sobrevivência. O urso polar é o maior carnívoro do mundo. Sua relação familiar só existe entre as fêmeas e suas crias.

Segundo o evolucionismo, o fato de os elefantes terem a tromba grande e a girafa o pescoço comprido ajudou estes animais na luta pela sobrevivência, pois com isso foram capazes de conseguir alimento nas árvores mais altas.

De acordo com a teoria da evolução, as primeiras formas de vida surgiram nos oceanos. Daí a evolução permanente teria originado os peixes, depois os anfíbios, seguidos pelos répteis. Estes últimos teriam dado origem às aves e aos mamíferos pequenos.

Entre os mamíferos encontramos os primatas (ordem de mamíferos que inclui o homem e os animais que mais se parecem com ele), os macacos e os hominídeos, esses últimos que são a família da qual faz parte o gênero Homo. Mas na realidade, Darwin nunca afirmou que o homem descende do macaco, ele disse que os seres humanos e os macacos possuem um ancestral  comum.

Existe também o criacionismo que acredita que a vida e toda matéria existente são resultados da ação direta de um Criador. Esse modelo baseia-se no relato da Bíblia.

A criação do mundo por Deus é relatada no livro da Bíblia, o Gênesis, que significa origem.

Parte do relato do livro Gênesis.

Também disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, tenha ele o domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus. sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela Terra.

Criou  Deus, pois, o homem à sua imagem , à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou e lhes disse; Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes  do mar, sobre asa aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terras  […]

Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Hou tarde e manhã, o sexto dia”.

Durante muito tempo, aceitou-se o texto da Bíblia, sem a preocupação em formularem-se explicações. No século XX, surgiu um grupo de estudiosos, os criacionistas bíblicos modernos, empenhados em demonstrar a existência  de um Criador responsável pela criação da vida e do nosso planeta.

Estes estudiosos têm se organizado para tornar público seus pontos de vista. Atualmente, existem várias organizações compostas por geólogos, biólogos, físicos, químicos, arqueólogos que lutam pelo ensino do criacionismo bíblico nas escolas.

No Brasil, temos a Sociedade Criacionista Brasileira e a Associação Brasileira de Pesquisa da Criação.

Os primeiros hominídeos

Os antepassados do homem são os chamados hominídeos. Sua evolução é conhecida por meio de fósseis que foram encontrados pelos paleontólogos, cientistas que procuram conhecer as formas de vida animal e vegetal por meio de fósseis.

 

O que são fósseis?

 Fóssil Trilobite:artrópodes marinho que viveram nos mares do do paleozóico, viviam em ambientes pouco profundos arrastando-se pelo fundo, por vezes deixando marcas fossilizadas denominadas  

Fósseis são vestígios ou restos petrificados de seres vivos, animais ou vegetais, que se conservam sem perder suas características básicas. O aparecimentos de um fóssil é raro. A regra na natureza é que um organismo que existiu há milhares ou milhões de anos, simplesmente tenha se decomposto sem deixar vestígio algum.

A fossilização pode ocorrer de várias maneiras. Pode ocorrer quando um animal morre ao cair em um terreno pantanoso ou então numa região de temperatura muito baixa onde não há microorganismos responsáveis pela decomposição.

As partes mais duras do organismo podem ser mais resistentes à decomposição: dentes, ossos e conchas no caso dos animais. Como ocorreu com os mamutes encontrados praticamente inteiros, congelados na Sibéria. Esses casos são muito raros.

Fósseis Humanos

Pelo estudo dos fósseis humanos, os paleontólogos relacionam as mudanças físicas à capacidade mental e à habilidade em produzir instrumentos, caracterizando com isso o modo de viver daqueles seres.

As espécies hominídeos

  • Australopithecus:- Acredita-se que uma das espécies de Australopithecus teria originado a nossa linhagem. O Australopithecus andava sobre os dois pés (bípede), tinha braços compridos e alimentava-se basicamente de vegetais. Tinha pouca estatura. Seus fósseis foram encontrados na África e datam de creca de 4 milhões de anos.
  • Homo habilis:- É considerado o primeiro representante do gênero Homo; sabia fazer utensílios de pedra, com os quais caçava animais, o que lhe permitiu incluir a carne em sua dieta. Daí o seu nome, que, em latim, significa “Homem hábil”, no sentido de habilidoso, engenhoso.
  • Homo erectus:- Aperfeiçoou os instrumentos de pedra. Foi o primeiro que aprendeu a usar o fogo, conseguindo com isso adaptar-se a regiões frias da Europa e da Ásia.
  • Homo sapiens neanderthalensis:- Muitos dos restos do homem neanderthal foram encontrados em cavernas na região de Neander, na atual Alemanha. Daí a expressão “homem das cavernas”. Foi considerado nosso antepassado direto. Hoje acredita-se que evoluiu ao mesmo tempo que o homem moderno. Seu desaparecimento ainda é motivo para debates. Praticava a coleta e a caça, fazia sepulturas para seus mortos com pedra e terra.  Por isso, acredita-se que tenha sido o primeiro a realizar cerimônias religiosas. Desapareceu por volta de 40 mil anos atrás.
  • Homo sapiens sapiens:- É a espécie da qual fazemos parte. Teria se originado há mais ou menos 100 mil na África e depois se espalhado pelos demais continentes, a todos os ambientes. Desde há muito tempo desenvolveu a fala, além de habilidades manuais e artísticas.

Os cientistas acreditam que, por ter um cérebro maior que o das outras espécies de Homo, o Homo sapiens sapiens era também mais inteligente.

Muitos livros apresentam esquemas que dão a impressão de que a evolução do homem ocorreu de forma linear (que se assemelha a uma linha). Não é isso que a teoria evolucionista diz. O homem de Neanderthal, desapareceu há cerca de 40 mil anos, enquanto o Homo sapiens sapiens teria surgido há cerca de 100 mil anos. Por isso,  a maneira exata como teria ocorrido a evolução continua sendo assunto polêmico. Os cientistas ainda não conseguiram fazer a árvore genealógica completa da nossa espécie.

fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. História – Sociedade & Cidadania.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB