.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

As sociedades Mineiras – Cronologia

Twit This! |

(SÉCULO XVIII)

De repente, os colonizadores portugueses começaram a criar muitas vilas. Todas elas repletas de gente: garimpeiros, comerciantes, artesãos, aventureiros, artistas, poetas, etc. Por toda parte se ergueram  igrejas, casarões sobrados e palácios.

Toda essa mudança ocorreu no interior da América portuguesa do século XVIII. Tudo pago pelo ouro -  e, mais tarde, pelos diamantes – descobertos por bandeirantes no sertão para além da Serra da Mantiqueira.

A vida na colônia portuguesa foi alterada pela descoberta de ouro e pedras preciosas no interior.

  • 1674   Fernão Dias Paes parte de São Paulo para o sertão à frente de uma bandeira.
  • 1693   A expedição comandada por Antônio Rodrigues Arzão encontra ouro na região do atual estado de Minas Gerais.
  • c. 1700 Borba Gato descobre ouro em Sabará. Criação do imposto chamado quinto.
  • 1707-1709 Guerra dos Emboabas
  • 1720   Revolta de Vila Rica
  • 1725   Começaram a funcionar as Casas de Fundição nas Minas Gerais.
  • 1729  Encontradas minas de diamantes na região da atual Diamantina.

Em busca do ouro

Desde 1500, quando chegaram à América, os portugueses esperavam encontrar metais e pedras preciosas no continente. Esse interesse se tornou ainda mais urgente no século XVII, com o fim da Nova Holanda. Ao deixar o Brasil, os holandeses passaram a produzir açúcar nas Antilhas. Como essas ilhas estão mais próximas da Europa do que o Brasil, o açúcar vendido pelos holandeses era mais barato do que os produzidos pelos portugueses. Por causa dessa concorrência, o açúcar deixou de dar os grandes lucros que até então vinham sustentando a riqueza de Portugal.

Na esperança de compensar essa perda, o governo português passou a estimular ainda mais a busca de pedras e metais preciosos na colônia e apoiou diversas expedições com esse objetivo. Em 1674, o paulista Fernão Dias Paes partiu de São Paulo à frente de uma bandeira em direção à futura capitania de Minas Gerais em busca de esmeraldas. A viagem durou sete anos, mas Fernão Dias só encontrou turmalinas, que, apesar de verdes como as esmeraldas, tem pouco valor comercial.

Somente na última década do século XVII as expedições tiveram êxito. Em 1693, Antônio Rodrigues Arzão encontrou ouro na região de Caeté, atual estado de Minas Gerais. Cinco anos mais tarde foi a vez de Antônio Dias de Oliveira, que encontrou ouro em Vila Rica (atual Ouro Preto); por volta de 1700, Borba Gato encontrou ouro em Sabará.

A descoberta do ouro na região de Minas Gerais incentivou os bandeirantes a continuarem suas pesquisas exploratórias em outras regiões. Em 1718, partindo de São Paulo e seguindo o curso dos rios, eles chegaram À região da atual Cuiabá, onde encontraram ouro. Em 1725, foram descobertas outras minas em Goiás. A região central do Brasil começou a se transformar. Cuiabá era uma cidade de mais de 7 mil habitantes em 1726, e Goiás transformou-se em capitania em 1744.

CARDOSO, Oldimar. coleção Tudo é História. ensino fundamental. PEDRO, Antonio. História da Civilização Ocidental.ensino médio. volume único.

Technorati Marcas:

2 :

Anônimo disse...

nome critina eu sou estagiaria e quero o manual do livro de hitoria de oldimar pontes cardoso

Susi disse...

Por favor seja mas específica, sem informações setalhadas não posso ajuda-la.
Obrigado pela visita.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB