.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os jesuítas no Brasil

Twit This! |

Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil com Tomé de Sousa, em 1549, liderados por Manuel da Nóbrega, que se tornou o provincial, isto é, chefe da ordem no Brasil. O poder que os jesuítas exerciam em Portugal, por intermédio do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, instaurou-se também na colônia.

 Jesuítas catequizando índios brasileiros

Na Europa os jesuítas pretendiam reconquistar o terreno perdido para o protestantismo. Na colônia queriam se antecipar a ele e deter sua expansão também fora da Europa. Queriam impedir que o protestantismo fizesse adeptos entre as “almas não-convertidas” dos índios. Isso gerou um intenso conflito entre os jesuítas e os colonos que queriam escravizar os índios para aproveita-los como mão-de-obra nas lavouras de cana. Do ponto de vista do Estado português, o projeto dos jesuítas era mais racional e menos predatório que o dos colonos. Os jesuítas queriam transformar os indígenas em bons cristãos e fiéis súditos do rei de Portugal.

A ação da Companhia de Jesus protegia os indígenas da violência dos brancos, mas dominava-os culturalmente, facilitando sua submissão pacífica à colonização européia por meio da conversão religiosa. Impunha a eles o sistema de vida das chamadas missões-comunidades que produziam para o autoconsumo e excedentes que eram comercializados pelos jesuítas.

As missões de Tape, Guairá e Itatim ocupavam grande parte do atual território do Paraguai, um trecho da Argentina e do Uruguai e parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Calcula-se que essas missões chegaram a ter mais de 130 mil indígenas.

Desde meados do século XVI, os jesuítas monopolizavam o ensino em Portugal, quando lhes foi doado o Real Colégio de Artes de Coimbra, cujo objetivo era formar sacerdotes para a catequese nas terras americanas. Esse monopólio se prolongava na colônia.

Os primeiros colégios do Brasil foram fundados em São Vicente e em São Salvador por Manuel da Nóbrega, que auxiliado por José de Anchieta, fundou também e, 1554, o Colégio de São Paulo, origem da cidade do mesmo nome.

Além de ensinar os indígenas, os jesuítas mantinham escolas para os filhos dos senhores de engenho. De uma forma ou de outra, toda a educação e a formação moral da colônia estavam nas mãos dos jesuítas.

PEDRO, Antonio. História da Civilização ocidental: ensino médio; volume único

1 Comentário:

Lelo disse...

Olá Susi!
Muito interessante e educativo seu blog! Faz falta à blogosfera mais artigos e resenhas sobre história e outras disciplinas, que são uma forma de difusão de conhecimento e de cultura.
Abraços

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB