.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Japão no século XX

Twit This! |

Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os militares ampliaram sua participação no governo japonês. No início da década de 1930, eles  praticamente assumiram o poder. O país  tornou-se uma potência militarizada, com uma política voltada para a conquista e a ocupação de territórios vizinhos. Em  1931, os japoneses ocuparam a Manchúria (A Manchúria é uma região que se localiza parte na China (nordeste) e parte na Rússia (Sudeste), e a partir de 1937 deram início à invasão de outras regiões da China.

Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, o Japão foi ocupado por tropas norte-americanas comandadas pelo general Douglas MacArthur. Durante o período de ocupação, o governo norte-americano implantou políticas que incentivaram o crescimento industrial do Japão. MacArthur foi o executor dessas medidas, que modernizaram o país.

Foi elaborada uma Constituição  semelhante às dos países ocidentais e adotado o sistema parlamentarista de governo. O imperador continuava com seu papel simbólico. As mulheres ganharam direito de voto. A educação gratuita foi garantida a todos. com ênfase no ensino de ciências e tecnologia. Foi feita também uma reforma agrária, com a divisão das grandes propriedades, que passaram a ser exploradas de maneira intensiva por pequenos proprietários.

Assinatura da Rendição do Japão aos EUA General norte-americano Douglas MacArthur observa o general japonês Hsu Yungchang assinar a rendição do Japão, em setembro de 1945

 

Apesar da destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial, o Japão reergueu-se economicamente com o auxílio financeiro dos Estados Unidos cujo governo procurava garantir seus interesses no Extremo Oriente.

A partir de 1954, teve início no Japão um processo de grande crescimento econômico. Adotou-se, então, uma prática que teve papel  decisivo no desenvolvimento japonês. Seus técnicos passaram a copiar e a aperfeiçoar produtos de todos os tipos, produzindo-os de acordo com suas necessidades e com o gosto do consumidor japonês. Os setores que mais se desenvolveram foram o da  indústria eletroeletrônica, automobilística, naval, de aço e de máquinas.

Além de atender ao mercado interno, os japoneses começaram a exportar seus produtos. Pouco a pouco, o mundo foi invadido por mercadorias made in Japan: rádios portáteis, televisores, videocassetes, toca-fitas, walkmans, aparelhos de som, gravadores, telefones, máquinas fotográficas, etc. Depois vieram os automóveis e as motocicletas.

As exportações tornaram-se o principal recurso da economia japonesa.

Nelson Pilettti, Claudino Piletti, Thiago Tremonte. História e Vida Integrada. ensino fundamental

 

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB