Após a proclamação da República, foi criada uma bandeira para representar a república que surgia, por meio do decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889.
A Bandeira do Brasil, idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do Império.
Bandeira Imperial do Brasil (1822-1889)
Foram mantidos o retângulo verde e o losango amarelo, cores que representavam a Casa de Bragança (família de D. Pedro I) e a Casa Imperial de Habsburgo (família da princesa Leopoldina). A esfera azul com as estrelas e a faixa branca com o lema Ordem e Progresso foram inseridas em substituição ao brasão imperial.
As estrelas representam os estados da Federação.
O Dia da Bandeira foi comemorado pela primeira vez em 19 de novembro de 1906 na Escola Normal de São Paulo, repetindo-se em todas as escolas públicas paulistas. Em 1908, no Rio de Janeiro, foi organizada uma comissão para mover a festa da bandeira em todo o Brasil. Essa comissão distribuiu para todos os estados um manifesto, datado de 15 de novembro de 1908, sugerindo a comemoração do Dia da Bandeira todos os anos em 19 de novembro, proposta que foi bem recebida e implementada em todos os estados a partir daquele ano.
Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental.
Leia Também: Brasil República e seus Símbolos
0 :
Postar um comentário