.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A arte egípcia

Twit This! |

Além das pirâmides e templos, os egípcios deixaram relevos, esculturas, adornos, miniaturas, afrescos e desenhos realizados em papiros. Em todas essas manifestações, eles se mostraram artistas refinados, capazes de produzir obras de uma beleza que ainda hoje sensibiliza. Além disso, nessas obras eles registraram muitos aspectos de sua vida cotidiana. Grande parte de nosso conhecimento sobre a sociedade egípcia se deve a esse extraordinário acervo de obras de arte.
"A arte egípcia é profundamente simbólica. Todas as representações estão repletas de significados que ajudam a caracterizar figuras, a estabelecer níveis hierárquicos e a descrever situações. Do mesmo modo a simbologia serve à estruturação, à simplificação e clarificação da mensagem transmitida criando um forte sentido de ordem e racionalidade extremamente importantes.

A harmonia e o equilíbrio devem ser mantidos, qualquer perturbação neste sistema é, consequentemente, um distúrbio na vida após a morte. Para atingir este objetivo de harmonia são utilizadas linhas simples, formas estilizadas, níveis retilíneos (em linha reta) de estruturação de espaços, manchas de cores uniformes que transmitem limpidez e às quais se atribuem significados próprios.
Esculturas egípcias


pilares de templo egípcio construídos para representar florestas


escultura de Nefertiti, uma das mulheres mais lindas do Egito antigo
Busto de Nefertiti foi retocado
Pesquisadores alemães submeteram a máscara mortuária da rainha Nefertiti a tomografia computadorizada e descobriram que, por trás da imagem conhecida existe uma outra versão,,levemente diferente.  É possível que a obra escondida fosse um rascunho fiel do rosto da rainha.
fonte: revista Aventuras na História. por. Tiago Cordeiro. ed. abril. edição 71maio/2009

Afrescos


mulheres tocando flauta, alaúde e harpa (afresco encontrado em Tebas 1422 a 1411 a.C)


afresco da câmara mortuária de Tutankhamon onde estão
Anúbis, Tutankhamon e Isis


Miniaturas


miniatura de Cleópatra - uma das mulheres mais poderosas da história
Seduziu dois de três grandes líderes romanos de sua época
Julio Cesar  e  Marco Antônio



miniatura de Tutankhamon em uma das fases de sua infância

Adornos

anel egípcio em ouro maciço (adorno)

2 :

Unknown disse...

Ótimo blog, bom conteudo para os estudantes, pena ter na coluna de "links uteis" toda a inutilidade da revista Veja, que não passa de um meio mediocre de manipulação da classe média pseudo burguesa.Acredito que seja a pior revista do pais.

Susi disse...

Cada um com sua opinião. Obrigado pelo comentário.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB