.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Surgimento dos Sêres Humanos

Twit This! |

Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo.
Estudos de fósseis mostram que os primeiros seres vivos surgiram provavelmente há cerca de 3,5 milhões de anos. Há cerca de 60 milhões de anos o planeta era habitado por dinossauros, essas datas não são exatas. Algumas pesquisa mais recentes alteram os fatos que acreditávamos ser os mais corretos. Ossos humanos foram encontrados e datam de 3 milhões de anos, segundo os cientistas.
Encontrado na África do Sul, o Australopithecus é considerado o mais antigo ancestral do homem, indicando portanto, que o continete africano foi o berço da humanidade.
Sabe-se que o Homo habilis teria vivido aproximadamente na mesma época do Australophitecus africanus. Porém o Homo habilis foi assim chamado pois, supostamente possuía maior habilidade na manipulação de instrumentos, apresentando também uma caixa craniana maior e postura mais ereta. Essa diversidade não é explicada, mas provavelmente, tenha origem a partir de mudançaas ambientais, como mudanças climáticas, que exigiam uma adaptação das espécies.
Seguindo o processo evolutivo temos o Homo erectus ou Pithecantropus erectus com idade aproximada de um milão de anos que teria iniciado o povoamento da terrra, saindo da África para a Ásia e Europa. E finalmente, os ancestrais mais próximos ao Homo sapiens encontrados na Alemanha e na França. São nossos ancestrais diretos portanto já apresentavam todas as características do homem atual. O Homo Neanderthalensis, encontrado a cerca de 100 mil anos no vale do Rio Neander na Alemanha, e o homem de Cro-Magnon, com cerca de 50 mil anos, encontrado em uma região francesa de mesmo nome.

Sequência simulando a evolução do ser humano
Até o século XIX os cientistas acreditavam que os seres humanos surgiram há apenas alguns milhares de anos e teriam aparência semelhante à que temos hoje. Isso mudou em 1859, quando o naturalista britânico Charles Darwin criou a teoria da evolução publicando o livro A origem das espécies por meio da seleção natural.
De acordo com o Darwin, todas as espécies de animais e vegetais se transformam ao longo do tempo. Cada nova geração tem sua herança genética colocada à prova pelas condições ambientais. Provavelmente somos descendentes dos mesmo antepassados dos chimpanzés atuais, ou seja descendentes dos macacos.
As transformações sofridas por nossos antepassados mais antigos não originaram apenas uma espécie, mas várias. De todas essas espécies apenas uma sobreviveu. O Homo Sapiens ou o Homo Sapiens moderno, à qual nós todos seres humanos pertencemos.
A evolução humana lembra uma árvore de muitos galhos, ou um caminho com várias bifurcações como na ilustação acima.
Basta uma parte apenas de um esqueleto para que os cientistas extraiam dele muitas informações. Eles conseguem muitas vezes tirar importantes conclusões com pequenas peças. A partir de um crânio é possivel reconstruir um rosto e até saber se o esqueleto era ereto ou não. O tamanho de um fêmur indica a altura de um ser.
Nos laboratórios, as substâncias encontradas nos ossos ou junto a eles são examindas com aparelhos que permitem chegar a conclusões sobre a época em que uma criatura viveu, sobre seu tipo de alimentação, sobre outros animais e vegetais da mesma época.
Os Homens das Cavernas
São chamados assim porque utilizavam cavernas para se proteger do frio, da chuva e dos animais. Nessa época, eles viviam basicamente da coleta de frutos e da caça de animais.
Eles não viviam em famílias, como ocorre hoje em grande parte do mundo. Ainda não havia a idéia de família, pois os seres humanos nem mesmo sabiam que seus filhos nasciam das relações sexuais entre homens e mulheres. Eles se organizavam em grupoos maiores do que as famílias de hoje, nos quais se misturavam indivíduos sem relações de parentesco.
Pinturas Rupestres
Algumas pessoas acreditam que apenas os textos deixados por nossos antepassados são fontes de informação confiáveis para escrever a História. Para caracterizar aas sociedades que existiram antes da invençãp da escrita foi criado o termo "pré-história".
Nem todos os estudiosos concordam com essa idéia. Alguns afirmam que outros registros e objetos criados por sociedades sem escrita também dão informações sobre sua história. Entre os registros mais belos e interessantes estão as pinturas rupestres. Hoje podemos encontrar pinturas rupestres de milhares de anos em quase todos os continentes, inclusive no Brasil.
Assim não seria correto falar de "seres humanos pré-históricos", ja que se sabe que todos os seres humanos são capazes de criar objetos. O termo "pré-histórico" só deveria ser utilizado para fazer referência aos seres que viveram antes do humanos, como os dinossauros. Alguns autores continuam a utilizar a expressão para designar o período da história da humanidade anterior à invenção da escrita.
fonte: Tudo é história - Oldimar Cardoso
Impressões no Tempo - Positivo

4 :

Anônimo disse...

-Falta mais conteúdo pra tirar algumas dúvidas que ficaram pendentes.
-Poderiam deixar um espaço onde as pessoas pudessem deixar suas perguntas e tirar suas dúvidas com mais clareza.
-Mas tirando isso esta tudo perfeito para o básico de um entendimento médio.
-Poderia também haver um dicionário para aquelas pesssoas que não entedessem algumas palavras da gramática que são pouco utilizadas no dia-à-dia.

Susi disse...

Olá anônimo! Tudo bem?
Quanto ao conteúdo, você me chamou atenção porque eu postei muitas coisas que com seu comentário fui procurar e não achei, eu acredito q foi quando eu mudei o template (visual) do blog, vou providenciar as coisas q faltam, talvez demore um pouquinho porque tenho que verificar o q está faltando, mas vou rever isso
Quanto ao espaço pra tirar dúvidas, tem um formulário de contato na barra lateral do blog que é justamente pra isso, é só mandar as dúvidas q eu respondo sempre, quanto ao dicionário, sempre coloco o significado das palavras entre parenteses para que as pessoas não fiquem perdidas, sempre achei melhor colocar assim, pois acho mais prático e rápido, não se perde tempo procurando esses significados que já estão inseridos nos textos.
Sempre que tiver dúvidas entre em contato, os comentários ajudam a melhorar o conteúdo e é esse o intuito deste blog.
Obrigado pelo comentário você me ajudou, pois não sabia que algumas postagens haviam se perdido.
Da próxima vez deixe seu email.
Obrigado
Susi

blogdosena.com disse...

EXCELENTE MATÉRIA. ESCLARECEDORA. É FASCINANTE A PRÉ-HISTÓRIA. PARABÉNS.

Anônimo disse...

muito bom saber disso dos surgimento dos seres humanos

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB