.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

As mãos que levantam a Taça ( Parte I)

Twit This! |

São dezoito competições desde 1930 até hoje, a Copa do Mundo de Futebol é o evento esportivo mais esperado e celebrado da história do esporte. As nações buscam  com ânsia um lugar entre as 32 vagas previstas e a falta de classificação pode ser motivo de um profundo pesar.

A primeira Copa do Mundo (1930) foi realizada no Uruguai por decisão de Jules Rimet, presidente da FIFA, que decidiu incentivar a sede na América do Sul por sua história futebolística e a celebração do centenário do juramento de sua Constituição. O dono da casa fez o primeiro gol da história das Copas do Mundo de Futebol (Lucien Laurent) e foi campeão em um estádio cheio de gritos e de súplicas para ver a equipe celeste com o troféu.

1934,  Europa, sede da competição. Itália, campeã. Repetindo-se a mesma situação na França em 1938. A década de 1940 foi marcada pela Segunda Guerra Mundial, o que impediu que se realizasse o torneio. A Copa voltou a acontecer em 1950 com sede no Brasil, e a taça ficou nas mãos do Uruguai.

Taça Jules Rimet

Taça Jules Rimet A Taça Jules Rimet, foi conquistada pelo Brasil em 1970 em definitivo, e depois  roubada em 1983 e derretida para a venda de seu ouro.

 

Em 1954 a Copa  foi realizada na Suíça, foi quando a Alemanha apontou como potência esportiva e levantou a Taça. Esta Copa do Mundo também foi testemunha da partida com maior quantidade de gols da história da Copa: A Áustria derrotou a Suíça por 7 a 5.

Em 1958, foi a Suécia que organizou o evento. Foi o primeiro campeonato transmitido pela televisão, o que deu enorme divulgação ao torneio no qual Pelé apresentou-se ao mundo. Brasil Campeão Mundial

1962, o torneio aconteceu no Chile e as mãos que levantaram a Taça, foram as do Brasil. Essa Copa foi testemunha do único gol olímpico realizado em uma Copa do Mundo (até o momento), pelo jogador colombiano Marcos Coll.

1966 foi o ano da Inglaterra. Ganhou em casa.  E em 1970 no México, novamente o Brasil levou a Taça e tal como estava previsto, o ganhador de três torneios levaria a taça dourada definitivamente   para seu país. Foi a primeira copa do mundo a ser transmitida em TV em cores.

continua no próximo post…

fonte: Guia Oficial da FIFA. África do Sul 2010. Publicar do Brasil

Assine nosso feed. É Grátis.

2 :

Anônimo disse...

É o Histoblog em clima de copa!!!

Susi disse...

Futebol também é história.
Valeu Marcelo.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB