.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

África, um universo religioso

Twit This! |

Os diferentes povos africanos desenvolveram uma infinidade de crenças religiosas, algumas delas presentes até os dias de hoje. Entre essas crenças existiam vários pontos comuns. Seus praticantes costumavam, atribuir caráter sagrado a elementos da natureza, como vegetais, animais, rios ou fenômenos naturais.

Os ritos visavam celebrar tais elementos e promover o equilíbrio entre o mundo dos seres humanos e o plano divino. Além disso, não havia distinção entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Os ancestrais estavam sempre presentes, podendo retornar em gerações futuras. A morte era vista como um momento de passagem para um estágio superior.

 

Orixá Ogum, Orixá Ogum

 

Para conhecer melhor esse universo, pode-se recorrer às crenças do povo Iorubá, que viveu provavelmente desde o início de nossa era na região do golfo de Benin, onde hoje se localizam Togo, Benin, Nigéria e Camarões. Segundo a crença desse povo, seus deuses, os orixás, criaram e governaram o mundo.

 

Iemanja, senhora das águas em mãe dos deuses e dos seres humanos.Iemanjá

Entre esses orixás destaca-se Ogum, que dirigia a guerra, o ferro e a metalurgia; Xangô, que comandava o trovão; e Iemanjá, senhora das águas e mãe dos deuses e dos seres humanos. Cada um desses recebeu de Olodumaré, o ser supremo, uma parte da natureza que devia comandar.

O judaísmo se espalhou por diversas cidades do norte do continente africano, através das rotas de comércio que saíam da Palestina desde pelo menos o século V a. C.  Os judeus, no entanto, não tiveram a pretensão de converter grandes massas populacionais.

O cristianismo, por sua vez, tornou-se religião dominante no Império de Axum.  Mas só penetrou de forma intensa na África depois do século XV. Já o islamismo chegou ao continente a partir do século VIII, convertendo fiéis por todo o norte africano.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental.

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. É Grátis.

Leia Também:   Axum, um império cristão

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB