.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Símbolos da União Europeia

Twit This! |

A bandeira da União Europeia  (UE) é composta por um fundo azul e 12 estrelas amarelas de cinco pontas dispostas em círculo. Ela foi criada em 1995, no contexto do Conselho da Europa. Em 1983, o Parlamento europeu passou a emprega-la como emblema. Dois anos depois, ela tornou-se símbolo da Comunidade Econômica Europeia e, mais tarde, da União Europeia.

Bandeira da União Europeia Bandeira da União Europeia (UE)

O círculo formado pelas doze estrelas foi escolhido por causa de sua simbologia. O número 12, simboliza tradicionalmente a perfeição e o equilíbrio (12 meses do ano, 12 horas do dia e da noite, 12 apóstolos de Cristo, etc.). A disposição em círculo refere-se à unidade e à equidade entre todos os países do continente.

O hino europeu, adotado em 1985, foi extraído de um trecho da Nona sinfonia de Ludwig van Beethoven, composta em 1823. Nesse trecho, um coral canta uma canção que tem por letra o poema Ode à alegria, do escritor alemão Friedrich von Schiller. O Ode à alegria representa a esperança de Beethoven e Schiller numa sociedade humana livre e fraterna.

O lema da União Europeia, Unida na diversidade, adotado desde 2004, valoriza a multiplicidade de experiências históricas, étnicas, linguísticas e culturais dos povos  que compõem a União.

Veja a história da União Europeia: Clique Aqui

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental

Technorati Marcas: ,,

Assine nosso feed. Receba por e-mail. É Grátis.

1 Comentário:

sosvip disse...

Muito bponita essa bandeira. Mais legal ainda é seu significado. Pena que a "equidade" não exista de verdade.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB