.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Estados Unidos no século XIX

Twit This! |

A organização política do novo Estado norte-americano,após a declaração de sua independência (1776), realizou-se em meio a duas tendências partidárias: a republicana, defendida por Thomas Jefferson, que desejava maior autonomia para os Estados e que deu origem ao atual Partido Democrata, e a  federalista, sustentada por Alexandre Hamilton, que defendia um forte governo central e que foi o embrião do atual Partido Republicano.

Thomas Jeferson Thomas Jefferson

 

As duas tendências foram combinadas na Constituição de 1787, elaborada por deputados dos 13 Estados iniciais, com a organização de uma república federativa presidencialista e assegurando a cada constituição. O poder executivo ficaria com o presidente eleito por seis anos e o legislativo, com a Câmara dos Deputados e o Senado. À Suprema Corte de Justiça caberia o poder judiciário e a função de zelar pela Constituição., Em 1789, o Congresso elegeu George Washington o primeiro presidente dos Estados Unidos.

George Washington George Washington

Cláudio Vicentino. Gianpaolo Dorigo. História para o ensino médio, História Geral e do Brasil

 

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB