.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A colonização inglesa

Twit This! |

A região Norte da América ficou esquecida pelos europeus durante todo o século XVI. Foram feitas algumas viagens exploratórias, mas somente no século XVII se iniciou o povoamento e a colonização pelos ingleses, que decidiram ocupar efetivamente a região. Foram criadas, para isso, duas companhias de comércio: a Companhia  de Londres, que ocuparia a região Sul, e a Companhia de Plymouth, que ficaria com o Norte.

As colônias do Norte e do Centro

As colônias do norte eram conhecidas como Nova Inglaterra, e dentre elas destacavam-se Massachusetts, Connecticut, New Hampshire, Rhode Island. As colônias do centro da América inglesa eram: Nova York, Nova Jersey, Delaware e Pensilvânia.

São chamadas de colônias de povoamento, em oposição às colônias de exploração próprias da colonização portuguesa e da espanhola. As atividades nelas desenvolvidas não tinham cunho mercantil. Sua ocupação foi feita por pessoas perseguidas por motivos políticos e religiosos na Inglaterra, Holanda, Irlanda e Escócia. Dedicavam-se principalmente às atividades manufatureiras e comerciais. Também desenvolveram a pesca, já que o mar da região favorecia essa atividade.

Estabeleceram intenso comércio com as colônias britânicas do Caribe (Jamaica, Barbados), que lhes compravam peixes secos e produtos manufaturados (ferramentas, materiais náuticos etc.). Em troca, o Caribe lhes fornecia melado de açúcar, que transformavam em rum, trocado por escravos na África. Esses escravos eram vendidos para as colônias inglesas do Sul. Essa atividade econômica ficou conhecida como comércio triangular. 

 

As colônias do Sul

Eram as seguintes: Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. Por ser uma região de solo fértil e extensas  planícies, propiciou o cultivo de produtos tropicais: índigo, arroz e tabaco. Era uma agricultura voltada para o mercado externo, realizada em grandes propriedades, empregando mão-de-obra escrava negra, assemelhando-se às colônias ibéricas. Esse tipo de colônia ficou conhecido como colônia de exploração.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB