.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Revolução de 1930

Twit This! |

A conjuntura nacional

As manifestações contra o domínio das oligarquias adquiriram um caráter cada vez mais violento. Os mecanismos políticos da República Velha já não se adaptavam à nova realidade urbana e industrial, com novas camadas sociais exigindo uma maior participação política. A situação econômica também se tornava incontrolável à medida que os preços de nosso principal produto de exportação, o café, baixavam a cada dia nas cotações internacionais. Ao mesmo tempo, as fazendas não paravam de produzi-lo, contribuindo para que seu preço baixasse ainda mais. O Estado precisava intervir, constantemente para manter os preços estáveis. Ainda assim, o poder de controle do Estado era limitado pelos fatores externos. No exato momento em que houve a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a safra de café de 1929/1930 foi uma das maiores da história do país.

Washington Luís

Os bancos internacionais que, em situação normal, emprestavam dinheiro aos governos estaduais para valorizar artificialmente o produto suspenderam os empréstimos, por se encontrar em grave crise provocada pela quebra da Bolsa de Nova York. Por isso, os cafeicultores apelaram para o governo federal de Washington Luís (1916-1930), que havia sucedido Arthur Bernardes dentro da política do café-com-leite. Washington Luís não interveio diretamente em favor dos cafeicultores. O presidente achava que o aumento das exportações compensaria a baixa do preço do produto no mercado mundial. Washington Luís estava equivocado, pois os países industriais, quando entraram em crise, compraram cada vez menos produtos dispensáveis, como é o caso do café.

Politicamente, esse fato teve uma repercussão importante: uma grande parte dos cafeicultores passou a fazer oposição a Washington Luís.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB