Apesar de haver algumas semelhanças entre a face humana e a do chimpanzé, as diferenças são enormes. Algumas são evidentes: os seres humanos possuem a abertura dos olhos maior do que a íris, deixando ver a parte branca; temos também sobrancelhas, cílios e lábios aumentados. Com essas características o rosto humano tem uma enorme capacidade comunicativa, revelando que somos criaturas muito sociais.
No processo evolutivo, à medida que foi aumentando o cérebro, a face humana foi tendo uma mudança gradual de ângulo, adquirindo uma posição vertical, mais adequada para exprimir idéias e sentimentos, ou seja, capaz de enviar mensagens. No homo sapiens moderno o aparecimento do queixo pode ser associado à origem da linguagem e da fala, que estão ligadas também a mudanças importantes na garganta e na boca. Nós temos uma câmara de ressonância acima da laringe que permite a emissão de uma grande variedade de sons.
A posição dos olhos na frente da cabeça, comum também a outros primatas, dá a capacidade de ver em três dimensões. Nossa visão em profundidade é devida também à capacidade do nosso cérebro em processar as imagens produzidas pelos olhos. Além disso, podemos distinguir as cores. Os primatas são os únicos capazes disso. Os demais mamíferos percebem o mundo em tonalidades de cinza.
PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.
0 :
Postar um comentário