.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A pré-história

Twit This! |

A origem do homem está ligada à evolução biológica dos mamíferos. O homem é um mamífero da ordem dos primatas, família dos hominídeos, gênero Homo, espécie sapiens. Os primeiros mamíferos teriam surgido há cerca de 220 milhões de anos, ainda na Era Mesozóica, a era dos répteis. Eram pequenos animais que viviam em árvores. Mas foi por volta de 65 milhões de anos atrás que se deu a proliferação dos mamíferos na Terra. O desaparecimento dos dinossauros, que ocorreu por volta de 70 milhões de anos atrás, liberou um grande número de nichos ecológicos, permitindo a multiplicação das espécies de mamíferos. A Era Cenozóica foi a era dos mamíferos.

Dos primeiros mamíferos até o aparecimento do primeiro primata, milhões de anos se passaram. Decorreram outros milhões para surgir a família dos hominídeos, há cerca de 4,2 milhões de anos, representada pelo Australopithecus anamensis. Por volta de 2,5 milhões de anos atrás surgiu o gênero Homo, conforme foi atestado pela descoberta da existência do Homo rudolphensis. O Homo sapiens só surgiu depois de uma longa evolução do gênero , por volta de 120 mil anos atrás.

A evolução do homem, a partir dos hominídeos, passando pelas espécies desaparecidas do gênero Homo  até chegar ao Homo sapiens, ainda não está suficientemente esclarecida pela ciência. Não foi possível refazer todos os passos dessa evolução. Isso depende da descoberta dos fósseis. Assim, cada descoberta resulta em novas datações e novas hipóteses sobre a linha evolutiva que originou a nossa espécie.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

***********

Veja artigo sobre fóssil encontrado na China no Blog     A Hora do Coiote

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB