.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A evolução da espécie humana - O tamanho do cérebro

Twit This! |

O homem atual é o animal que possui o cérebro maior em relação ao tamanho do seu corpo. A média do tamanho do nosso cérebro é de 1.400 cm³, enquanto o de um chimpanzé é cerca de um terço disso. Podemos constatar que existe uma correlação entre o aumento do cérebro e a evolução cultural. O homo habilis, por exemplo, de 2,4 milhões de anos atrás, tinha um cérebro de 750 cm³, o Homo ergaster, de 1,8 milhão de anos atrás, já tinha 1.067 cm³, o Homo heidelbergensis, mais recente, de 800 mil anos atrás, possuía um cérebro de 1.120 a 1.200 cm³.

 

 

Se existe a correlação entre inteligência e tamanho do cérebro, e, por consequência, entre o aumento deste e as conquistas culturais devemos lembrar que essa relação não é simétrica. Entre nós, homens modernos, os cérebros podem variar de 1.000 a 2.000 cm³. Pessoas notadamente inteligentes podem apresentar cérebros pequenos.

Isso indica que, além do tamanho precisamos atentar também para outros aspectos, entre eles o funcionamento do cérebro humano. Não podemos afirmar se o aumento do cérebro, inicialmente, esteve ligado ao desenvolvimento da inteligência ou se, ao contrário, esses cérebros maiores criaram a oportunidade para um desenvolvimento posterior da inteligência.

Leia artigo sobre a evolução do cérebro humano.   Ciência Hoje

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre! 

 

Leia também ... A origem do ser humano

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB