.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O significado da conquista e colonização da América

Twit This! |

O processo de colonização da América estava intimamente ligado à consolidação das monarquias nacionais absolutas. O enriquecimento das metrópoles e de suas respectivas burguesias se fez graças à violenta exploração das colônias.

O processo de conquista da América pelos europeus teve conseqüências distintas para a Europa e para a América. Os Estados metropolitanos europeus, por meio da exploração de suas colônias, aceleraram o processo de acumulação primitiva de capitais nas mãos de suas respectivas burguesias, o que propiciou a alguns países, como a Inglaterra e a França, a passagem para a etapa industrial do desenvolvimento capitalista, a partir do século XVIII.

As colônias, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, tiveram seu desenvolvimento histórico marcado pela herança do pacto colonial. Herdamos uma profunda desigualdade na distribuição da riqueza, opondo um pequeno grupo de ricos privilegiados e uma massa de trabalhadores exploradores e convivendo com a miséria.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia também ... A chegada dos portugueses à América

                          As colônias francesas

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB