.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Bloco Econômico Europeu

Twit This! |

Um dos aspectos do mundo globalizado é a formação de grandes blocos econômicos entre países de uma mesma região. Esses blocos se originam de acordos de comércio firmados pelos governos dos países participantes e estão destinados a facilitar a circulação de mercadorias e também de pessoas entre suas fronteiras.

O principal e mais antigo bloco econômico é a União Europeia (UE). Foi criado em 1957 com o nome de Comunidade Econômica Europeia (CEE). Reúne 27 países desde 2007. Graças aos acordos estabelecidos entre seus membros, a maior parte das mercadorias produzidas por eles pode circular de um país para outro sem pagar impostos. Os agricultores são particularmente favorecidos, pois existe garantia de preço  mínimo para seus produtos em todos os países da UE.

Com parte da unificação econômica, quinze países da UE abandonaram suas moedas nacionais para adotar o euro como moeda comum. A população do bloco é de aproximadamente de meio bilhão de habitantes e seu PIB está próximo de 15 trilhões de dólares.

moeda europeia Euro EURO

Hoje, a União Europeia é muito mais do que um bloco de caráter puramente econômico. É também dotada de instituições políticas estáveis, como o Parlamento Europeu. Isso faz desse bloco um organismo supranacional, embora ainda não um Estado unificado.

Nelson Piletti. Claudino Piletti. Thiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental

Assine nosso feed. Receba por e-mail. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB