Não há registros arqueológicos ou histórico da existência de Moisés ou dos fatos descritos no Êxodo.
Êxodo: Êxodo dá continuidade à narrativa iniciada em Gênesis Relata o início da escravidão do povo de Israel no Egito, sua posterior libertação e aliança com Deus no Monte Horebe na Península do Sinai, onde Deus entrega a Moisés as duas tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos Também narra o nascimento e a vida de Moisés.
Os Dez Mandamentos
- Amar a Deus sobre todas as coisas.
- Não tomar seu santo nome em vão.
- Guardar do Dia do Senhor e os das festas.
- Honrar pai e mãe.
- Não Matar.
- Não pecar contra a castidade.
- Não furtar.
- Não levantar falso testemunho
- Não desejar a mulher do próximo.
- Não cobiçar as coisas alheias.
Veja vídeo clip do desenho animado O príncipe do Egito que conta a história de Moisés e da fuga dos hebreus para a terra prometida. (The Prince of Egypt) Direção : Stephen Hickner, Simon Wells, Brenda Chapman, 1998.
Veja o caso de Abraão, o patriarca dos judeus. Segundo a Bíblia, ele era um comerciante nômade (sem residência fixa) que, por volta de 1850 a.C, emigrou de Ur, na Mesopotâmia, para Canaã na (Palestina). Na viagem, ele e seus filhos comerciavam em caravanas de camelos. Mas não há registro de migrações de Ur em direção a Canaã que justifiquem o relato bíblico e, naquela época, os camelos ainda não haviam sido domesticados.
Então como surgiu o povo hebreu? Na verdade, hebreus e canaanitas são o mesmo povo. Por volta de 2000 a.C., os canaanistas viviam em povoados nas terras férteis dos vales, enquanto os hebreus eram nômades das montanhas. Segundo a Bíblia os hebreus conquistaram Canaã com a ajuda dos céus: na entrada de Jericó, o exército hebreu toca suas trombetas e as muralhas da cidade desabam, por milagre. Mas Jericó nem tinha muralhas nessa época. A chegada dos hebreus teria sido um longo e pacífico processo de infiltração.
0 :
Postar um comentário