.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Grande Muralha da China

Twit This! |

 
 
A Grande Muralha da China vista via Satélite pelo Google Earth
 
 
A Muralha da China ou A Grande Muralha da China é uma estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. Essa estrutura passa a idéia de ser única, mas na realidade são diversas muralhas construídas ao longo do tempo. Ela começou a ser erguida por volta de 220 a.C por ordem do imperador Qin Shihuang. Embora a dinastia Qin não tenha deixado relatos sobre sua construção, estima-se que foi construída para defender o reino contra ataques das tribos nômades (que não tem habitação fixa) que atacavam o reino e roubavam tudo.
A construção da muralha prosseguiu por várias dinastias sempre visando a proteção do imperador. Ao longo dos séculos foi vigiada por exércitos com o objetivo de alertar ao primeiro sinal de invasão dos inimigos e também como primeira linha de defesa.
Nem mesmo com toda essa grandeza a muralha evitou a invasão de alguns povos inimigos do império.
No século XVI perdeu a função de defesa estratégica e foi abandonada.
No século XX, na década de 1980 Deng Xiaoping, sucessor de Mao Tse Tung,  (grande líder comunista e mandante da repressão de manifestações pró-democracia na praça da Paz Celestial em Pequim) priorizou a Grande Muralha como o símbolo da China, comandou a campanha de restauração de diversos trechos, que foi questionada, pois sem normas adequadas de restauração e falta de critérios técnicos fez com que houvesse um desabamento de uma torre de seiscentos e trinta metros, gerando assim várias críticas dos preservacionistas que estimam que cerca de dois terços do total do monumento esteja em ruínas.
Por não se tratar de uma estrutura  única, as características da Grande Muralha se diferenciam de acordo com a região. Em Beijing por exemplo ela é formada por blocos de pedra de calcário, enquanto que em outras regiões podem ser encontrados o granito, o tijolo, nas regiões mais ocidentais encontra-se parte da muralha construída em faxina (galhos de plantas enfeixados). Em geral os muros apresentam a largura de sete metros na base e seis no topo.
Além dos muros existem na muralha elementos como portas, torres de vigilância e fortes. Suas portas mais importantes são: Porta Shanhai, Porta Juyong, Porta Niángzi.
Acredita-se que os trabalhos de construção da muralha ocupou cerca de 1 milhão de homens (250 mil teriam morrido durante a construção).  O trecho que permanece até hoje, fazia parte da rota da Seda e foi construída pela dinastia Ming, a primeira utilizar tijolos com a ajuda de outra inovação chinesa, as olarias (fabrica de tijolos).
Atualmente sua extensão é de 6350 quilômetros que se estende por todo norte do país. Alguns de seus trechos estão listados como patrimônio histórico da humanidade.

 


Depois de um concurso informal em 2007 a Grande Muralha da China, foi considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

CARDOSO, Oldimar. coleção Tudo é História. ensino fundamental




 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB