.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os persas

Twit This! |

Monumento Shayad, em Teerã, foi inaugurado em outubro de 1971 para comemorar os 2500 anos de criação do Império Persa.

Medos e Persas

Os medos e os persas eram tribos nômades indo-européias originárias da Ásia central. Por volta de 2000 a.C., elas se estabeleceram no planalto iraniano, entre o mar Cáspio e o golfo Pérsico, região hoje ocupada pelo Irã. Os medos, no começo do século VII a.C, foram os primeiros a constituir um reino centralizado, sob a liderança de Déjoces.

Durante o reinado de Ciaxares (625-585 a.C), neto de Déjoces, os medos dominaram os persas e outros povos, ampliando as fronteiras do reino. Com o apoio dos babilônios, enfrentaram os assírios e destruíram sua capital, Nínive, em 612 a.C.

Em 550 a.C., o líder persa Ciro rebelou-se contra o domínio dos medos. Derrotou as tropas de Astíages, sucessor de Ciaxares, e deu início à dinastia Aquemênida – nome derivado de seu pai, Aquemenes. Em 539 a.C., data aproximada da fundação do império persa, as tropas de Ciro conquistaram a Mesopotâmia. Pouco tempo antes, elas haviam conquistado também a Ásia Menor. Para capital do império Ciro mandou construir Pasárgada.

Na Mesopotâmia, Ciro tratou com generosidade os povos escravizados pelos babilônios, permitindo que os hebreus submetidos ao cativeiro de Babilônia voltassem para a Palestina. Esse fato foi registrado na Bíblia pelo profeta Isaías, que não economizou elogios a Ciro.

A dinastia Aquemênida

Sob o governo de Cambises (529 a.C –522 a.C), sucessor de Ciro, os persas estenderam seus domínios até o Egito. Mênfis, a capital egípcia, foi tomada pelos persas e o faraó aprisionado e deportado.

Morto no Egito, Cambises foi substituído por Dario e seus generais. Comandados por Dario, os persas conquistaram a Trácia, a Macedônia e territórios na Índia. Também atacaram e submeteram Mileto e outras cidades fundadas pelos gregos na costa da Ásia Menor.

Em 490 a.C., as tropas de Dario tentaram tomar as cidades gregas da península Balcânica, mas foram derrotadas em Maratona. Sonhando com a conquista da Grécia, Dario começou a recrutar um enorme exército, mas morreu em 486 a.C., antes que esse exército estivesse pronto.

A administração do Império

Nem só de guerras se fez o reinado de Dario. Internamente, ele dividiu o império persa em vinte regiões administrativas, chamadas de satrapias. Para controla-las, ordenou a construção de uma rede de estradas. A principal delas era a Estrada Real, ligando a capital Susa (que substituiu Pasárgada nessa função) a Sardes, na Ásia Menor.

Dario criou um exército profissional permanente e construiu a cidade de Persépolis, destinada a substituir Susa como capital do Império. A elite militar era constituída pelos “dez mil imortais”. Eles eram chamados assim porque, ao morrer durante uma batalha, eram arrastados para trás pelos companheiros, criando no inimigo a impressão de que ninguém morria no exército persa.

O sucessor de Dario Xerxes (486 a.C – 465 a.C), venceu os gregos na batalha das Termópilas e suas tropas chegaram a tomar Atenas, uma das principais cidades da Grécia. Mas a derrota nas batalhas de Salamia e Platéia levou Xerxes a desistir de dominar a Grécia.

No século IV a.C, uma nova potência, a Macedônia, desafiou o império persa. Seu rei, Filipe II, dominou a Grécia em 339 a.C. Em 331 a.C, as tropas do filho de Filipe II, Alexandre Magno, conquistaram o império persa. Em 190 a.C., a região foi conquistada pelos romanos.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB