.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Kung-fu-tzé ou Confúcio

Twit This! |

Kung-fu-tzé ou Confúcio


Pouco se sabe de fato sobre sua vida. O pensador chinês nasceu no antigo principado de (Lu) atual Qufu, descendente do clã  (aglomeração de famílias que tem ascendente comum) do Kong. Com a morte de seu pai Confúcio precisou trabalhar para ajudar no sustento da casa, mas sua educação foi muito boa.
Casou-se aos 19 anos, e ainda jovem entrou para a administração do principado, atingindo o cargo de ministro da justiça. Confúcio preocupou-se em elaborar um código moral de conduta que pudesse ser aplicado tanto na vida individual quanto na administração do Estado. Para ele o governo ideal deveria ser composto de um grupo selecionado de homens superiores caracterizados pela nobreza de sentimentos e não pela posse de bens. Algum tempo depois desiludiu-se da política e deixou o cargo e a cidade.
Confúcio começou a divulgar seus ensinamentos  aos 50 anos. Viajou muito, conversou  bastante com muitas pessoas, e nessas viagens atraiu muitos discípulos por sua sabedoria e elevação de seu caráter. Suas idéias atravessaram a China.
Durante suas viagens é preso por ser envolvido em lutas de senhores da guerra rivais. Viajou mais 10 anos por vários estados da China Imperial, servindo de conselheiro político, aos 69 anos retornou a terra natal, Lu, onde passou o resto de seus dias escrevendo e ensinando.
À partir da dinastia Han, diversos governantes passaram a se inspirar nas idéias de Confúcio, porém ele não deixou uma obra escrita, foi através de seus discípulos que sua obra ficou conhecida.
Durante a dinastia Han foram reunidos os clássicos de Confúcio.
"I King" ou "I Ching" , "O livro das Mutações", o "Ching King" , "O Cânone da História", o "Chi King", "O livros das canções" e o "Li King", "O livro dos rituais". 
O templo de Confúcio, na cidade de Qufu, atual província de Xantung, tornou-se através dos séculos local de veneração.
Sua filosofia exerce imensa influência sobre o pensamento e a mentalidade chinesa . Confúcio hoje é o mais influente filósofo chinês, seus adeptos estão espalhados por Taiwan, Japão, Singapura, Coréia do Sul, Malásia e República Popular da China. Estima-se mais de 400 milhões de seguidores.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB