.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A sociedade de castas

Twit This! |

Presente na cultura indiana há milhares de anos, o sistema de castas segue uma regra básica: todos são criados desiguais. A existência de castas na sociedade hindu originou-se de uma lenda na qual os quatro principais grupos, ou varnas, surgiram de um deus. De sua boca, vieram os brâmanes – sacerdotes e mestres. De seus braços, os xátrias – governantes e soldados. De suas coxas, os vaixás – mercadores e negociantes – e, de seus pés, os sudras – trabalhadores braçais. Cada varna, por sua vez, é formado por centenas de castas que passam de pai para filho.

Um quinto grupo consiste nas pessoas que são achuta, ou dalit, ou intocáveis. Não vieram desse deus. Eles são os excluídos. Pessoas consideradas impuras demais. Sofrem todo tipo de preconceito, principalmente nas áreas rurais, onde vive a maioria da população indiana. Os intocáveis são evitados, insultados, proibidos de frequentar templos e casas de castas superiores, obrigados a comer e beber em pratos e copos separados em lugares públicos e em casos extremos, são estuprados, queimados, linchados e baleados.

O estadista indiano Ghandi deu um nome a esse grupo de pessoas, Harijan “povo de deus”, esse grupo soma 160 milhões de pessoas. Apesar de a Constituição da Índia proibir a discriminação de castas e não reconhecer a condição de intocável, o hinduísmo, religião da maioria da população indiana governa a vida diária com seus rígidos códigos sociais.  Um pai ou uma mãe intocável geram filhos intocáveis marcados como impuros desde o momento em que começam a respirar.

Antes da constituição de 1950 eles eram obrigados a usar sinos para alertar sobre sua aproximação e carregavam baldes para não contaminar o chão ao cuspir. Se a sombra deles tocasse alguém de uma casta superior eles eram espancados.

Os intocáveis executam o “trabalho sujo” da sociedade – atividade que exige contato físico com sangue e excrementos humanos. Os intocáveis cremam os mortos, limpam latrinas, cortam cordões umbilicais, removem animais mortos da rua, curtem couro, varrem sarjetas. Esses trabalhos e a condição de intocável são transmitidos aos descendentes. Mesmo os numerosos intocáveis que exercem serviços “limpos”, principalmente trabalhos agrícolas mal remunerados em terras de grandes proprietários, são considerados impuros.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB